Palavras do editor

Jorge M. Barreto
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2006.050301

Resumo

Estamos completando um ano desde que assumimos a Edicão da RESI, e estamos levando a nossos leitores, uma Quarta Edição. Trata-se de uma edição duas vezes especial: primeiro, por ser uma edição dedicada as Aplicações da Informática em Saúde; segundo por ser uma Edição de Natal, e como presente aos leitores, contém uma vasta seleção de artigos.

Estas linhas deveriam estar sendo escritas pela Professora Doutora Maria Aparecida Fernandes de Almeida da PUC MINAS, eleita pelo Conselho Editorial como Editora Convidada, honra que havia aceito. Quis o destino que a professora sofresse um acidente de carro, e ela, talvez acreditando em uma rápida recuperação, não renunciou ao cargo. Por outro lado, o Editor Chefe não poderia desconvidar alguém que fora eleita e ficou aguardando, até o momento em que resolveu assumir todo o trabalho, tentando conseguir manter a qualidade desejada e ainda, cumprir a promessa feita aos leitores, de ter este número especial em 2006. A Professora Doutora Maria Aparecida é portando a Editora de Honra deste número, homenagem que prestamos com prazer por sua dedicação ao estudo e às pesquisas das aplicações da Informática em Saúde.

Recebemos 36 submissões, e a todos que submeteram, agradecemos. Selecionamos aqueles que os revisores recomendaram como os melhores. Houve um incidente que cabe tornar público por ser um costume que vem se difundindo largamente no meio Universitário. Em uma das submissões, um dos avaliadores detetou cortar e colar de artigos disponíveis na Internet, um deles citado na bibliografia e outro citado em terceiro documento que o mencionava. O total da matéria colada perfrazia uma página inteira. Claro que o trabalho foi recusado sendo a razão comunicada aos autores. Este fato ocorreu muitas vezes em trabalhos nos cursos que dei e, em conversa com colegas, verifiquei que este hábito está se generalizando. É política da revista não publicar trabalhos que desreipeitem direitos autorais. Recomenda-se ler as normas com atenção.

Neste número encontrarão algumas modificações pequenas de aparência sendo a principal, a não inclusão dos resumos dos artigos, e a inclusão do tamanho do arquivo a ser baixado. Com isto, pretendemos facilitar a leitura rápida pelos títulos para saber os trabalhos dos interesses de cada um, e para aqueles que não possuem banda larga, dar a possibilidade de avaliar o tempo de conexnao necessário para baixar cada trabalho. Finalmente pssamos a aceitar que os autores incluam ao final de seus artigos, um mini currículo com foto, a exemplo do que é encontrado em outros periódicos.

Estamos abertos para receber mensagens com opiniões sobre essas mudanças, bem como, sugestões para melhoria na revista. Um ponto que gostaríamos de ouvir os leitores, é sobre títulos de tutoriais que gostariam de ver aparecer em 2007 para que possam ser feitos convite a especialistas.

FELIZ NATAL, ainda melhor ANO NOVO e BOA LEITURA.

Jorge M.Barreto, Editor Chefe

Da Assessoria de Comunicação RESI
Dezembro de 2006

Completamos um ano de trabalho!

Divulgações e grandes retornos fizeram desta revista, o destaque ímpar no mundo científico e na informação de alta qualidade. Ao recebermos a RESI em agosto de 2005, a Editora Nelkis havia colocado um contador que zeramos em 18 de dezembro de 2005 contendo 1250 acessos (312 acessos/mes). A seguir, para alegria de todos que, de alguma forma participaram de seu crescimento, o contador será zerado novamente em 1/1/2007. Aré hoje (19/12/2006), em 1 ano e 1 dia 15.423 (quinze mil quatrocentos e vinte e tres acessos) (1285 acessos/mes). Em 1/1/2007 haviam 15701 acessos.

Uma grande vitória! RESI esta sendo lida!
O trabalho de divulgação não parou...continuará bem mais forte a partir de 2007 para que possamos estar sendo lidos em todos os lugares, onde a gratuidade, de mãos dadas com a qualidade dos trabalhos, venha alcançar, dia após dia, mais sucesso. Isto é que faz com que o lema que escolhi para 2007 diga:
"Chegue mais perto! Aqui se faz, aqui acontece, isto é RESI"!

Boas festas, hoje é Natal!
Feliz Ano Novo.
Solange Quintella, Assessora de Comunicação



Compartilhe