AFINAL, O QUE É BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM)? UM NOVO CONCEITO PARA UM NOVO CONTEXTO

Manoel Veras Sousa Neto, Josué Vitor Medeiros Junior
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2008.0702009

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Resumo

Processos de negócios resultam em produtos ou serviços entregues pelas empresas. Sua importância nas organizações se mostra principalmente por integrarem diferentes atividades em áreas funcionais distintas, envolvendo funcionários, clientes e parceiros de negócios, com objetivo único. No entanto, muitas organizações são estruturadas e orientadas por funções específicas, o que acaba dificultando esta visão unificada dos processos. Além disso, historicamente as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) têm sido desenvolvidas e implantadas baseadas no gerenciamento dos dados e não dos processos de negócios. O Business Process Management (BPM) é uma junção entre as teorias de gestão e TI que provê o gerenciamento do ciclo de vida dos processos, facilitando a descoberta, projeto, execução, controle, monitoramento e análise dos processos através de metodologia e tecnologias que possam se adaptar às situações de mudança mais rapidamente e tornar os objetivos de negócios mais palpáveis. O BPM se utiliza de conceitos anteriormente popularizados na administração, como reengenharia e qualidade total e de tecnologias como ERP (Sistemas Integrados de gestão) e workflow, além de novos conceitos para se integrar à estrutura de TI existente na empresa, como SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). O presente artigo objetiva apresentar estes conceitos relacionados direta e indiretamente ao BPM, de maneira a esclarecer a comunidade acadêmica e profissional a cerca de sua importância.

Palavras-chave

BUSINESS PROCESS MANAGEMENT; PROCESSOS; SOA; BPM


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