A DIMENSÃO SOCIAL NO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE NEGÓCIO E TI

Gustavo Abib, Norberto Hoppen, Eduardo Henrique Rigoni
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2012.1101001

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Resumen

Muitos estudos sobre alinhamento estratégico buscam testar modelos e mensurar sua efetividade e seu impacto nas organizações. Falham, porém, em compreender como o alinhamento é estabelecido e como a dimensão social - um conjunto formado pela estrutura organizacional e por atores, seus relacionamentos e suas práxis – faz parte desse processo. Este estudo, que adotou uma revisão da literatura do tipo escopo como metodologia, visa analisar, sob a óptica da estratégia enquanto prática, a dimensão social no processo de alinhamento estratégico, com o propósito de obter uma agenda de pesquisa para o campo. Para tanto, a partir de uma revisão sistemática e crítica da literatura relevante sobre o tema, este ensaio tece proposições de pesquisa. Espera-se que estas proposições, uma vez concretizadas em pesquisas empíricas, contribuam para o aprofundamento da compreensão teórica e prática da dimensão social no processo de alinhamento estratégico.

Palabras clave

Alinhamento estratégico; dimensão social; estratégia enquanto prática


Compartilhe