CONTRATOS ELETRÔNICOS ESTENDIDOS COM ACORDOS EM NÍVEL DE NEGÓCIOS VISANDO APOIAR O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE NEGÓCIO E TI

Marcelo Fantinato, Lilian Florio, Guilherme B. M. Salles
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2012.1102002

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Resumen

Por meio de contratos eletrônicos é possível subcontratar serviços eletrônicos de organizações parceiras, a serem compostos em processos de negócio, e definir acordos de qualidade em nível de serviço, o que não garante necessariamente o alinhamento estratégico entre as áreas de TI e as áreas de negócio de cada organização envolvida. Este artigo apresenta uma abordagem preexistente de estabelecimento de contratos eletrônicos que foi estendida para incluir o tratamento de acordos de qualidade em nível de negócio, os quais são usados para alinhar metas e objetivos de uma organização. O objetivo desta extensão é facilitar que serviços técnicos de responsabilidade de TI não causem impactos negativos durante a realização dos processos de negócio necessários para as áreas de negócio das organizações. Neste artigo, é apresentada a extensão proposta, assim como a abordagem base usada, além de uma análise dos benefícios e limitações tendo como base exemplos de artefatos produzidos com o uso da abordagem estendida.

Palabras clave

alinhamento estratégico; contratos eletrônicos; acordos em nível de negócio; acordos em nível de serviço; qualidade de serviço; QoS


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