CARACTERÍSTICAS E PROCESSOS INTRAGRUPO E ALINHAMENTO OPERACIONAL TI-NEGÓCIO
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PDFResumo
Apesar de a literatura sobre o alinhamento TI-negócio ser extensa, estudos longitudinais sobre os aspectos sociais do processo de alinhamento ainda são relativamente poucos. Este trabalho tem por objetivo principal identificar os aspectos sociais associados características e dinâmicas de grupos de trabalho multifuncionais que possam interferir no processo do alinhamento operacional entre os serviços de TI e as demandas do negócio da empresa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa aprofundada sobre o funcionamento de um grupo autogerido de representantes das áreas de negócios e de TI que tratavam dos requisitos de sistemas numa empresa multinacional de manutenção de turbinas aeronáuticas. Foram analisados todos os elementos que compõem o modelo de eficácia de grupos de Cohen e Bailey (1997), os papéis definidos por Mathieu et al. (2015), e o nível de alinhamento operacional naquela empresa ao longo do tempo em que o grupo atuava. Os resultados obtidos confirmam a importância das características e processos de grupos para a promoção do alinhamento operacional entre TI e o negócio.