Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica de Ciências da Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Foco da Revista: A Revista Eletrônica de Ciências da Educação (RECE) busca fomentar e ampliar a produção científica na área da Educação publicando trabalhos em língua portuguesa, espanhola e inglesa. A RECE só aceita textos inéditos, não publicados e que não estejam submetidos para a avaliação de outro periódico seja nacional ou internacional. A RECE possui demanda contínua e está aberta para submissão de trabalhos. Os autores poderão enviar seus textos nas quatro seções que compõem a revista, quais sejam: artigos "originais" (pesquisas empíricas ou teóricas originais sobre temas relevantes e inéditos), artigos de revisão (trabalhos cujo objetivo é sintetizar e/ou avaliar trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal e/ou geográfico para análise da literatura consultada), resenhas (análise crítica de livros recém lançados) e resumos de dissertações e teses.

Estrutura do Trabalho:

Os textos devem ser digitados em folha A4, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5, recuo de parágrafo de 1 cm, margens superior e esquerda 3,0 cm e margens inferior e direita 2,0 cm. Os arquivos deverão ser encaminhados sem qualquer identificação do(s) autor(es), em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, e não devem ultrapassar 2 MB.

As contribuições enviadas à RECE não poderão exceder 20 laudas, para artigos, e 6 laudas, para resenhas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.

O trabalho deve respeitar a seguinte estrutura: TÍTULO - duplo Enter - Autor(es) - Enter - Instituição - duplo Enter - Resumo - duplo Enter - Abstract - duplo Enter - texto completo com referências - duplo Enter - endereço eletrônico (e-mail) do(s) autor(es).

O título deve vir em maiúsculas e negrito. Utilizar negrito, maiúsculas e minúsculas para os subtítulos. Separar o título e os subtítulos do texto principal com um espaço (duplo Enter).

O resumo deve conter informações que sintetizam todo o conteúdo do artigo, tais como: tema, problema, objetivo, metodologia, resultados e conclusões. Todas estas informações devem vir em parágrafo único - com um máximo de 400 palavras - tanto no idioma original do trabalho quanto em inglês (abstract). Logo após o resumo devem constar três palavras-chave.

Imagens, figuras, gráficos e tabelas devem ser identificados (com referência) e separados do texto principal com um espaço (duplo Enter).

CITAÇÕES

Utilizar o sistema autor-data, ou seja, a indicação da fonte no texto é feita pela autoria seguida da data de publicação. Deve aparecer com a seguinte configuração (conforme posição no texto e tamanho da citação):

Citações curtas (com até três linhas).

Antes da idéia do autor - Autoria (data, páginas).

Depois da idéia do autor - (AUTORIA, data, páginas).

- as citações curtas devem ser transcritas entre aspas e com o mesmo tipo e tamanho de fonte utilizada no parágrafo do texto no qual está inserida (Arial 12).

Citações longas (com mais de três linhas).

Devem ser transcritas em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte menor (Arial 10) e com uma linha em branco separando a citação dos parágrafos anterior e posterior (duplo Enter).

REFERÊNCIAS

Observações: As referências devem estar alinhadas na margem esquerda, com espaçamento simples e separadas com dois espaços simples (duplo Enter). Ordenação das referências: devem estar em ordem alfabética pelo último sobrenome do(s) autor(es).

Exemplos:

Livro

AUTORIA. Título. Local: Editora, ano.

Capítulo de Livro

AUTORIA. Título. In: AUTORIA DO LIVRO. Título do livro. Local: Editora, ano. Número da página inicial-final do capítulo.

Artigos publicados em periódicos (Jornal, Revista e outros)

AUTORIA DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, número da página inicial-final do artigo, ano/data.

Trabalho publicado em evento científico

AUTORIA. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, ano de realização, Local de realização. Título do evento (Anais, Atas e outros). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de página inicial-final.

Tese, Dissertações e monografias.

AUTORIA. Título. Número de folhas ou páginas. Tese, Dissertação ou Monografia (Grau e Área) - Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.

 

Lembramos que para submeter artigos para a RECE é preciso estar cadastrado na revista como autor. Feito o cadastro, basta ir na página do usuário, clicar no link autor e em seguida iniciar nova submissão. Neste link o autor também poderá acompanhar a situação do(s) trabalho(s) submetido(s) (em submissão ativa).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.