A AVALIAÇÃO TRATADA DO PONTO DE VISTA ÉTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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RESUMO
O artigo tem como tema a ética e as relações de poder estabelecidas no espaço escolar a partir de mecanismos de avaliação. A avaliação pode ser considerada como um dos obstáculos impostos aos alunos das classes desfavorecidas, pois conforme a concepção que lhe é estabelecida e o uso que dela se faz, processos de exclusão podem ser instalados neste espaço intensificando a seletividade social e evidenciando as relações de poder estabelecidas no interior da escola, relações estas que buscam o controle dos sujeitos e das práticas pedagógicas. O estudo se justifica por sua atualidade e pela centralidade que a avaliação tem adquirido junto à sociedade, também pela necessidade de superação dos processos de naturalização da exclusão e do fracasso escolar. As reflexões sobre ética na avaliação e as relações de poder que permeiam as práticas de avaliação são estabelecidas a partir do pensamento de Aristóteles, Foucault, de Deleuze ao tratar do processo de subjetivação e a partir da ética do discurso de Habermas. Para fundamentar as concepções sobre educação e avaliação são utilizadas as ideias de: Afonso (2000), Deleuze (1996, 2005), Dias Sobrinho (2004), Dubet (2004), Esteban, (2008) Fernandes e Freitas (2008) Habermas (1989), Mainardes e Marcondes (2009), Saul (1995), Viesenteiner, (2010).
Palavras-chave: Ética, Avaliação, Exclusão.
Referências
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