FORMAÇÃO CONTINUADA E SUPERVISÃO ESCOLAR: AMPLIANDO POSSIBILIDADES

Paulo Soares Batista

Texto completo:

PDF

Resumo

A formação continuada se revela como proposta de formação complementar à que foi obtida na licenciatura. Tal formação visa auxiliar aos professores que, no exercício da docência, se deparam com situações que os desafiam e os fazem repensar a formação inicial que receberam, fato que os levam a buscar auxílio para uma atuação eficaz. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo ampliar a compreensão sobre o processo de formação continuada nas escolas, destacando relações entre o papel do supervisor escolar e uma cultura de colaboração entre os docentes, tendo como base de investigação a pesquisa bibliográfica. Espera-se que o estudo deste tema suscite reflexões acerca da atuação do supervisor escolar enquanto parceiro dos professores e articulador da formação dos mesmos no contexto em que atuam.



Compartilhe


Referências


ALMEIDA, Maria Isabel de. Múltiplas possibilidades e inúmeros parceiros. Boletim Salto para o Futuro, v.13, p. 11-17, 2005.

_____. Formação continuada de professores. Boletim Salto para o Futuro, v.13, p. 3-10, 2005.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

FERREIRA, Terezinha Lombello; CAMPOS, Aline Ferreira. O projeto político-pedagógico da escola - O planejamento do ensino. In:_____. Didática do Ensino Superior. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2010. p.10.

FUSARI, José Cerchi; FRANCO, Alexandre de Paula. Formação contínua em serviço e projeto pedagógico: uma articulação necessária. Boletim Salto para o Futuro, v.13, p. 18-23, 2005.

GHEDIN, Evandro. A reflexão sobre a prática cotidiana - Caminho para a formação contínua e para o fortalecimento da escola enquanto espaço coletivo. Boletim Salto para o Futuro, v.13, p. 24-32, 2005.

GUIMARÃES, Valter Soares. Os saberes dos professores - Ponto de partida para a formação contínua. Boletim Salto para o Futuro, v.13, p. 33-38, 2005.

MEDEIROS, Marinalva Veras. Tecendo sentidos e significados sobre a prática pedagógica do supervisor escolar. Teresina, 2007. 241f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

NUNES, Célia Maria Fernandes. O saber da experiência de professores de séries iniciais: Condições de produção e formas de manifestação. Rio de Janeiro, 2004. 161f. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Madalena Alves Vieira de. Formação continuada na escola pública e suas relações com a organização do trabalho docente. Belo Horizonte, 2008. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

PRIETSCH, Maria Daisi da Fonseca. A supervisão escolar e a formação de professores. Pelotas, 2001. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

SILVA, Mariana Costa Lopes da. Saberes docentes e estratégias de ensino: As trocas entre professoras do ensino fundamental. Belo Horizonte, 2009. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.