INDISCIPLINA
Texto completo:
PDFResumo
Este artigo resultou de um trabalho cujo objetivo foi de superar, no contexto escolar, a indisciplina, o que gerou dificuldade de um melhor relacionamento entre professor e aluno. Em sala de aula, situações agravantes de comportamentos pouco sociáveis, manifestaram-se, evidenciando múltiplas origens que foram analisadas e constatadas estarem centralizadas em fatores como falta de limites, desintegração familiar, descontentamento com o ambiente escolar, desarmonia entre interesses pessoais e metodologias de trabalho, entre outros, instigando a busca de soluções através de pesquisa bibliográfica. Fez-se, especialmente necessária, a integração entre a escola e família, cujo propósito foi de superar tais situações, trabalhando os valores fundamentais para as relações humanas, visando minimizar os problemas apresentados. Este desafio, exigiu e requer sempre, muita habilidade e competência por parte do educador, para mudar o contexto incontrolável que afeta o ambiente escolar. A questão da indisciplina é considerada uma discussão delicada e de difícil resultado, mas não impossível de ser resgatada no ambiente escolar.
Palavras-Chaves: Indisciplina. Educação. Valores
Referências
AQUINO, J. G.(Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 3 ed. São
Paulo: Summus, 2003.
DISCIPLINA. Wikipédia, a enciclopédia livre. Acedido em 12/11/2012, em: HTTP:/PT.wikipedia.org/wiki/Disciplina
FREITAS, Eduardo de. Indisciplina Escolar. Canal do educador. Acedido em 12/11/2012, em: http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/indisciplina-escolar.htm
LOPES, Noêmia. 2011. Silvia Parrat-Dayan Fala Sobre Indisciplina na Escola. Abril.com. Acedido em: 12/11/2012, em : http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/silvia-parrat-dayan-fala-indisciplina-escola-623809.shtml?page=0
PINA, Vanda Aparecida Nonato de. A atuação do orientador educacional na questão da indisciplina escolar. Acedido em 12/11/2012, em: http://www.edufatima.inf.br/isf/index.php/es/article/viewFile/40/19.