DEVERES DE CASA: ESCOLA X FAMÍLIA
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PDFResumo
Este artigo visa descrever a percepção que professores e pais possuem em relação ao dever de casa. Para tanto empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para dar sustentação teórica ao tema abordado, complementado com estudo de caso utilizando como recurso entrevistas realizadas em escolas do município de São Gabriel de forma aleatória. O questionamento principal foi: Os deveres de casa são importantes no processo educativo e na integração escola e família? Por meio dos dados coletados observou-se que os pais questionados aprovam plenamente o uso do dever de casa como reforço para o aprendizado das crianças e que os professores que participaram das entrevistas responderam que é de praxe dar aos alunos deveres para realizarem em casa como tarefa complementar do estudo diário. O dever de casa é um instrumento importante para desenvolver o hábito de estudo e de pesquisa, da disciplina intelectual, servindo como uma extensão das atividades escolares, aumentando a carga horária de estudos. Tanto pais como professores entendem ser necessário e que auxiliam no desenvolvimento do senso de responsabilidade dos alunos, além de aproximar escola e família, mas alegam falta de tempo, pela vida atribulada que levam atendendo os compromissos de casa e do trabalho.
Palavras-chave: Dever de casa. Família. Escola. Professores. Ensino-aprendizagem. Metodologia.
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