A SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Wanderley Pivatto Brum

Texto completo:

PDF PDF

Resumo

Este artigo foi elaborado como parte de um conjunto de atividades da disciplina de Epistemologia e História das Ciências, tendo como finalidade analisar relações interdisciplinares no projeto desenvolvido, chamado de “Simetria na Natureza”. O projeto foi direcionado ao Ensino Fundamental, aplicado em uma escola pública da rede Estadual. O objetivo do projeto foi a integração entre a disciplina de Ciências com a de Matemática, buscando romper com o ensino fragmentado, visando a reciprocidade e a interação entre as duas áreas do conhecimento. O tema escolhido “Simetria na Natureza” direcionou o estudante a relacionar elementos da natureza, discutido pela disciplina de Ciências, com os conhecimentos de Matemática, mostrando e favorecendo a importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar.

 



Compartilhe


Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002a.

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Programas de Pós - graduação da CAPES. 2006.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1976.

FERREIRA, M. Ciência e interdisciplinaridade. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 1993.

FOUREZ, G. A construção das Ciências. São Paulo: UNESP, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

JAPIASSÚ, H.Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOLINA, O. Quem engana quem? São Paulo: Papirus, 1987.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: Conceitos, problemas e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Médica. 2004.

POZO, J.I.; CRESPO, M.A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. - Florianópolis: COGEN, 1998.