Ludicidade, Infância e os Processos de Subjetividade na Escola

lages mota gomes

Resumo

Resumo: O presente ensaio traz como escopo uma reflexão filosófica sobre a importância do Lúdico na Educação Infantil enquanto direito e enquanto meio fundamental no desenvolvimento dos processos de constituição das subjetividades na Escola. O objetivo é fazer algumas considerações sobre as Teorias sobre o jogo e a questão das políticas educacionais voltadas para Infância no Brasil, analisando o modo como o educador percebe a inclusão do lúdico na sua prática pedagógica, com o desenvolvimento de projetos de formação continuada instituídos pelo MEC, com a ampliação do Ensino Fundamental I para Educação Infantil. Para tanto, a temática da Ludicidade será abordada numa relação com a Infância, envolvendo sujeitos, que fazem parte do Ensino Fundamental da rede pública do município de Itaberaba, ou seja, professoras da Rede Municipal de Itaberaba, que são graduandos em Pedagogia da Plataforma Freire, do campus XIII (UNEB). Para tal, fundamentou-se em autores da literatura científica que tratam do tema da Ludicidade.



Compartilhe


Referências


ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tra.Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2007.

ARIES, Philippe. A história social da criança e da família. 2ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martin Fontes, 1998.

KOHAN, Walter. Ensino de filosofia perspectivas. In.: KOHAN, Walter. Uma educação da filosofia através da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p.233-244.

MATTÉI, Jean-François A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. Trad. Isabel Maria Loureiro. São Paulo: ed. UNESP, 2002

PENN, Helen. Primeira Infância: a visão do Banco Mundial. In Caderno de Pesquisa. nº 115. São Paulo, mar. 2002.

RENAUT, Alan. A Libertação das Crianças. Trad. Ana Rabaça. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.