Práticas culturais, estilo de vida e docência: o caso dos pais professores
Texto completo:
PDFResumo
Referências
Referências:
ALMEIDA, Jane de Soares. Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino. Cadernos de Pesquisa. N.96, 1996
BARG, Katherin. The school success of teacher children. Annales du Colloque « Fabrication familiale de la réussite scolaire d’ajustement aux publics : Université Paris-Dauphine, 2011
BARREYRO, G. Beatriz. De exames, rankings e mídia. Camp: Avaliação, vol.13, n.3, 2008
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O ensino de Português e sua investigação: quatro estudos exploratórios. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Educação, 1996
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Os professores são não-leitores? In. MARINHO, M. e SILVA, C.S.R.(orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado das Letras, 1998
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Professoras de Português, formação superior, matrimônio e leitura: um caso de estudo. In. PAIXÃO, L. P. e ZAGO, N. (orgs.) Sociologia da Educação, 2007, p. 79-109
BERQUÓ, Elza Sarvatori. O atual retrato demográfico do Brasil. Brasil em Números, Rio de Janeiro, 1998
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Editora Zouk, 2006
BOURDIEU, Pierre. La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Editions Minuit, 1979a
BOURDIEU, Pierre. Les trois états du capital culturel. In Actes de la recherche en sciences sociales. Paris. N.30. nov. 1979. p.3-6
BOURDIEU, Pierre. Les Héritiers. Paris: Les Éditions de Minuit, 1964
BRASIL, Ministério da Cultura. Cultura em Números: anuário de estatísticas culturais. Brasília, 2009
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília: Inep, 2009
CARNEIRO, V.L.Q. Integração da Tv. na prática, na formação do professor: desejos, propostas, desconfianças, aprendizados. In.GT Educação e Comunicação. 26ª Reunião da ANPED, 2003
COULANGEON, Philippe. Classes sociales, pratiques culturelles et styles de vie : Le modèle de la distinction est-il (vraiment) obsolète? Sociologie et sociétés, vol. 36, n° 1, 2004, p. 59-85.
COULANGEON, Philippe. Sociologie des pratiques culturelles. Paris: La Découverte, 2005
CURI, A. Z. e MENEZES-FILHO, N.A. Os determinantes com gastos em educação no Brasil. Anais da ANPEC- Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia. Disponível em http://www.anpec.org.br/. Acesso em 24/10/2009
DONNAT, O. Les Français face à la culture. De l’exclusion à l’éclectisme, Paris, La Découverte, 1994
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular, São Paulo/SP: Ed. Perspectiva, 1976
ESTABLET. R. e FELOUZIS, G. Livre et télévision: concurrence ou interaction? PUF: Paris, 1992
FERRAND, Michèle, IMBERT, Françoise, MARRY, Catherine. L’excellence scolaire:
GATTI, Bernadete. A formação de docentes. Educação Brasileira - Revista do CRUB, Brasília, v. 14, n. 28, p. 39-47, 1992
GATTI, Bernadete e BARRETO, Elba de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasilia: UNESCO, 2009
GLÓRIA, Dília Maria da. “Uma análise de fatores sociodemográficos e sua relação com a escolarização dos filhos em famílias de camadas médias”, tese de doutorado. Faculdade de Educação: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007
GODARD, Francis. La famille: affaire de generations. Paris: PUF, 1992
GOLDANI, Ana Maria. As famílias brasileiras: mudanças e perspectivas. In: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, nº 91, 1994
LAHIRE, Bernard. L’esprit sociologique. Paris : La Découverte Poche, 2007
LASNE, Annie Da-Costa Le réussite scolaire des enfants d’enseignants du primaire à la fin du collège : existe-t-il un « effet enseignant » ?. Annales du Colloque « Fabrication familiale de la réussite scolaire d’ajustement aux publics: Université Paris-Dauphine, 2011
LASNE Annie da-Costa. La singulière réussite scolaire des enfants d’enseignants : des pratiques éducatives parentales spécifiques? Thèse pour obtenir le grade de Docteur de l’Université de Bourgogne-Sciences de l’éducation. Novembre, 2012.
LOURO, A.G. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva sociológica. Petrópolis: Vozes, 1997
MARTELETO, L. J. O Papel do Tamanho da Família na Escolaridade dos Jovens. Revista Brasileira de Estudos da População, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, 2002
MARTINS, Gilberto de Andrade. Adoção do marketing pelas instituições de Ensino Superior. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.29, n.3, p.41-64, jul./set. 1989
MORLEY, D. Television, audiences and cultural studies. Routledge: New York, 1992
NERI, Marcelo Cortes. A Nova Classe Média. Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas, 2008
AUTOR 1. Efeito pai professor: o impacto da
profissão docente na vida escolar dos filhos. Revista Brasileira de
Educação. v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013.
AUTOR 1. Pais professores e a escolarização dos filhos. Tese de doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais: Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011
AUTOR 1. Bom aluno, bom filho: a tensão entre a
construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores.
Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.20, n.2, p.67-79,
maio/ago., 2015.
AUTOR 1. NOGUEIRA, Maria Alice. QUANDO OS PROFESSORES ESCOLARIZAM OS FILHOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: DA INEVITABILIDADE À COLONIZAÇÃO. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 33, e153689, 2017 .
OLIVEIRA, J.B.A. e SCHWARTZMAN, S. A escola vista por dentro. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2002
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática: participação da comunidade na escola. Nosso Fazer, Curitiba, ano 1, n. 9, ago. 1995
PAULINO, Graça. et.al. A formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e vida adulta? Belo Horizonte: Educação em Revista, 1999
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA. Itaúna em dados. Itaúna, 2014. Disponível em www.prefeituramunicipaldeitaúna.com.br . Acesso em junho/2016
REIS, Rosemeire. Professores da Escola Pública e a educação escolar de seus filhos: uma contribuição ao estudo da profissão docente. In: 25a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002, Caxambu, 2002.
REIS, Rosemeire. Os professores da escola pública e a educação escolar de seus filhos: uma contribuição ao estudo da profissão docente. São Paulo: Paulinas, 2006.
ROSEMBERG, F. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9. n. 2, p. 515-540,dez. 2001
SANTANA, Regina Palma A. de. Professor da Escola Pública: onde estuda seu filho? A família do professor na escolha da escola dos filhos. Tese de mestrado. Universidade Católica de Salvador, 2005
SETTON, M; G J. Professor: variações sobre um gosto de classe. Educação & Sociedade, no 47, Cedes, Campinas, 1994, p.73-96.
SINGLY, François de. Sociologie de la Famille Contemporaine. Paris, Armand Colin, 2004
SINGLY, François de. Fortune et infortune de la femme mariée, PUF, Paris, collection Quadrige, PUF, Paris, 2003
SINGLY, François de. A sociologia da família na França nos últimos trinta anos. In. Revista Interseções: Rio de Janeiro, Ano 3, N.2, 2001a
SINGLY, François de (org.). Famille et individualisation. Paris: Harmattan. 2 vols, 2001b
SINGLY, François de. Le soi, le couple et la famille. Paris: Editions Nathan, 1996b
SOUZA, Paulo R. A universidade e a crise da educação. Revista da USP. N.8. p. 27-32, dez-jan-fev., 1990-1991
SPOSITO, M. P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesq, n.104, p.58-73, jul, 1998
TEIXEIRA, Inês A. Castro. Tempos enredados na condição docente: narrativas de professores e professoras. Revista Pro-posições. Campinas, v.14, n.1 (40), jan./abr. 2003
UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional. São Paulo: Moderna, 2004
YANNOULAS, S.C. Educar: uma profesión de mujeres? La feminización del normalismo y la docência em Brasil y Argentina. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. V.74.set/dez, 1993