LIMITES E POSSIBILIDADES DA REFLEXÃO CRÍTICA COMPARTILHADA NO LOCAL DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Giucélia Lourdes Spitzner

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Resumo

Este estudo analisa uma experiência de formação continuada com um grupo de seis professoras das séries iniciais do ensino fundamental, no próprio local de trabalho, fundamentado nos elementos da formação crítico-reflexiva compartilhada. Apresenta uma argumentação com base em construtos teóricos na área da formação docente, sustentado nos princípios da reflexão e investigação coletivas sobre a prática docente como alternativa para a construção de professores mais autônomos, atentos e críticos às questões do contexto escolar e social e direcionado para o desenvolvimento de competências que os habilitem à identificação dos problemas e à implementação de alternativas. Dentro desta abordagem, a pesquisa, desenvolvida através da metodologia da pesquisa-ação, priorizou como recorte a reflexão e a investigação coletiva da prática das professoras participantes da pesquisa. A análise crıtico-dialética evidencia aspectos significativos acerca dos processos da profissionalização docente e dos saberes que constituem a prática, identificando os contextos e elementos que neles interferem, bem como, alguns limites e algumas possibilidades para o desenvolvimento de uma práxis mais reflexiva e crıtica. Aponta, também, possíveis percursos para os processos de desenvolvimento profissional docente na escola, condizentes às necessidades e possibilidades existentes e fundamentados em pressupostos pedagógicos, éticos e políticos.

 

Palavras-chave: formação continuada, reflexão crıtica compartilhada, profissionalização docente.



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