TENDÊNCIAS DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM OLHARPARA O ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM
Texto completo:
PDFResumo
Este trabalho sintetiza uma investigação realizada acerca das tendências na prática de professores de ciências do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de Belõm no ano de 2003. Objetivou caracterizar as tendências da prática dos docentes, oferecendo uma visão mais ampla das concepções real e idealizada acerca do ensino de ciências, observando paralelos com tendências manifestadas no ensino de modo geral e no de ciências de modo particular. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas, analisadas à luz dos referenciais de Arruda & Laburu , 1998; Maldaner, 2000; Mizukami, 1987; GilPerez & Carvalho, 2000; Cunha & Cicillini; 1995; Borges, 2000; Krasilchik, 1987; Schnetzler,2000 e outros. As análises revelaram uma visão simplista sobre ciência e ensino de ciências, com ênfase na necessidade do laboratório, como panacéia para as deficiências apresentadas, apesar da pouca familiaridade com práticas experimentais. Do mesmo modo, embora tenha-se dado grande importância ao domínio do conteúdo, pouco foram apresentadas práticas alternativas de contextualização e significância dele para os alunos. Isso caracteriza, em alguns momentos uma tendência tradicional da ação pedagógica, na medida em que a prática da transmissao-recepcao, herdeira da visão enciclopédica, com o professor sendo único detentor do conhecimento, somada à ênfase no laboratório predominaram na ação e no ideário docente. Alerta-se então para a necessidade de se organizar e viabilizar políticas e programas de formação inicial e continuada de professores com infra-estrutura adequada que, de um lado resgatem as reais contribuições dos laboratórios à prática docente, e de outro, descentralizem a visão docente do conteúdo como um fim em si mesmo, resgatando este no universo da vida cotidiana do aluno.
Palavras-chave: Tendências da pra tica, formação de professores, ensino de ciências