A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS

Leonor Dias Paini, Eliana Alves Greco, Viviane Maria Lauer Bressan Amblard

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Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a situacionalidade da formação de professores na realidade educacional brasileira. Como procedimento metodológico de caráter teórico-descritivo, realizamos uma seleção de estudos para levantar os dilemas, as possibilidades e os desafios que tem sido alvo à formação de educadores, especialmente em nível de educação superior, nos últimos anos. Constatamos que esse assunto tem sido temática de fóruns de ensino e congressos e que se afloraram discussões sobre os problemas, sobre as propostas e os reais desafios que uma formação mais efetiva exige. A investigação sobre a formação de professores nestes últimos anos centra-se mais nas políticas educacionais, no currículo e no estatuto dos cursos de licenciatura, especialmente do curso de Pedagogia. Os estudos pontuam também para a necessidade de lutar para a valorização profissional e social, bem como garantir ao futuro professor uma formação comprometida com a transformação histórica e social.

 

Palavras-chave: Formação de professores, licenciatura, educador


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