UM ESTUDO SOBRE A PULVERIZAÇÃO DA VERBA PUBLICITÁRIA

Joacy Machado Botelho, Edgar Almeida
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20060501009

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Artigo

Resumo

Relato de pesquisa sobre as alterações em curso quanto ao uso das mídias de publicidade. Mostra que, nos
últimos anos, intensificou-se a diversificação dos veículos de propaganda, criando espaço para o que se
denomina mídia alternativa. Há também um aumento da utilização de outras ferramentas de comunicação das
quais a internet tem se mostrado a mais promissora. Os profissionais de marketing têm, cada vez mais,
explorado meios alternativos que não necessitam de grandes investimentos. Há o que configura uma quebra de
paradigma. As mídias tradicionais como a televisão, jornal e revista não são mais os únicos meios de
comunicação. Há nos últimos tempos uma adaptação a cada caso. Considera-se, em primeiro lugar, como
chegar ao público-alvo. O método utilizado para esta pesquisa foi o de levantando de dados em livros, revistas,
jornais e internet. Nesses veículos foram escolhidos artigos e reportagens abordando o assunto e, então, feitas
as análises e considerações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que também se enquadra como Análise de
Conteúdo. Os resultados alcançados confirmam a hipótese inicial. Há uma crise ou mudança significativa na
distribuição do montante aplicado nas mídias para a publicidade.


Palavras-chave

dispêndios em publicidade; marketing; mídia alternativa; publicidade


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