O TWITTER COMO FERRAMENTA DE OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO MULTICASO COM EMPRESAS DE COMPRAS COLETIVAS

Ronnie Edson Santos, Cleyton Magalhães, Roberto Nascimento, Jorge Correia-Neto, Jairo Dornelas

Resumo


Os sites de compra coletiva e as redes sociais têm crescido exponencialmente no competitivo mercado brasileiro, o que demanda novas estratégias de relacionamento com o cliente. Assim, este trabalho objetivou descrever elementos da estratégia aplicados por empresas de compra coletiva, com base no modelo de Hart e Milstein, para a obtenção de vantagem competitiva utilizando o Twitter. Os resultados iniciais consideram as mensagens enviadas pela Internet pelas três maiores empresas de compras coletivas do Brasil no primeiro trimestre de 2011 mostrando que o Twitter, como mídia social, pode gerar vantagens competitivas para as empresas que o utilizam, embora o foco atual do seu uso esteja concentrado na dimensão interna.


Palavras-chave


vantagem competitiva; compras coletivas; Twitter; mídia social; relacionamento com o cliente

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