Representações do lucro no comércio de artigos religiosos: interpretações do sagrado e do profano no cotidiano das organizações

Alessandro Gomes Enoque, Jacquelaine Florindo Borges, Alex Fernando Borges
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2014024

Resumen

Nós analisamos quais são e de que modo são produzidas as representações sociais do lucro no comércio de artigos religiosos. A análise foi orientada por uma abordagem interpretativista, a qual pressupõe que partilhar representações é uma maneira de partilhar uma ideia e, assim, afirmar uma identidade e o pertencimento a um grupo. Estudos no campo da psicologia social e nos campos da sociologia e da antropologia fundamentam a pesquisa. Nós aplicamos o método de análise de conteúdo na análise de entrevistas realizadas com trinta comerciantes de artigos das religiões católica, evangélicas, espírita, umbanda e candomblé, de estabelecimentos localizados em quatro cidades. Os resultados mostram que o processo de geração do conteúdo representacional do lucro passa por diferentes defasagens: distorções, suplementações e subtrações. Desse modo, essa representação revela o seu caráter prático de ajuste do sujeito ao seu meio, de orientação da ação e de interpretação da experiência e organização da conduta no contexto material, moral e simbólico.

 


Palabras clave

Representações Sociais; Simbolismo; Religião; Imaginação Sociopsicológica; Conduta Moral


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