O entendimento de estratégia por estudantes de administração a partir de simulação de negócios

Uajará Pessoa Araújo, Laíse Ferraz Correia, Mozar José de Brito, Hudson Fernandes Amaral
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2017014

Resumen

A simulação de negócios é uma interessante técnica de aprendizagem experiencial empregada em cursos de administração, com intuito básico de aproximar teoria e prática, inclusive de conhecimentos de estratégia. A pesquisa investigou essa capacidade, como estudo de caso, abordando-a sob um ponto de vista mais construtivista, o que a distinguiu entre os trabalhos voltados à análise da efetividade de tais jogos empresariais. Impondo-se a coerência entre o seu propósito e a sua visão epistemológica da aprendizagem como um esforço mental e ao mesmo tempo social e pessoal, o trabalho teve como objetivo revelar quais seriam os conceitos de estratégia coligidos pelos alunos após sua vivência na disciplina Empresa Simulada.  Foi usada como método a análise de conteúdo de textos que os alunos produziram ao longo da atividade. Os resultados, ao mesmo tempo em que evidenciaram as possibilidades de problemas de agência na disciplina, levaram os responsáveis pela pesquisa a concluir que os alunos constroem dimensões parciais de estratégia, intuídas como: construção em comum, administração de erros, curso de ação, intenção, path dependence e lições aprendidas, compondo-se ao final um possível discurso coletivo constituído de fragmentos individuais.

 


Palabras clave

Percepção de Política; Escala; Validação; Construto


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