Elementos determinantes da prática do consumo colaborativo: proposição de um framework

Jéssika Narjara Silva Dantas Garrido, Verônica Macário de Oliveira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2024012

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Resumo

Este estudo teve como objetivo propor um framework com os elementos determinantes para a prática do consumo colaborativo, para compreender como os indivíduos se comportam em relação às práticas de compartilhamento. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, através de uma pesquisa com especialistas em estudos sobre consumo colaborativo no Brasil, que possuem publicações e trabalhos desenvolvidos sobre a temática nos últimos três anos, de modo que apresentaram contribuições ancoradas em suas experiências práticas e teóricas. Os resultados foram, qualitativamente, categorizados e analisados segundo a técnica de validade de translação (validade de face e validade de conteúdo). E, quantitativamente, foram feitas análises com base na média ponderada, desvio- padrão e no Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Com base nos resultados apresentados nesse estudo, o consumo colaborativo é conceitualizado como atividade de geração de acesso a recursos tangíveis e intangíveis ativados pelo compartilhamento, mediados pelo uso de plataformas tanto na relação peer-to-peer quanto por empresas intermediárias, mediante algum tipo de compensação (monetária ou não) e fatores sociais, ambientais, econômicos e individuais são relevantes e representativos para mensurar a tendência do comportamento dos consumidores em praticar o consumo colaborativo.


Palavras-chave

Comportamento do Consumidor; Consumo Colaborativo; Elementos de Mensuração.


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