A PERSPECTIVA DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL COMO FORMA DE COMBATE À ENGENHARIA SOCIAL E PHISHING

Gliner Dias Alencar, Marcelo Ferreira de Lima, André Caetano Alves Firmo
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2013.1203008

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Resumo

A crescente informatização das empresas e o aumenta do volume de troca de informações na rede de computadores impulsionou a concorrência e competitividade entre as instituições. Este cenário promoveu uma mudança nas ameaças de segurança da informação transformando engenharia social e phishing em métodos cada vez mais promissores para ataques e roubo de informação. Este trabalho apresenta um estudo realizado em empresas do Grande Recife, estado de Pernambuco, com o objetivo de mensurar a eficiência obtida por meio do processo contínuo de conscientização e treinamento de funcionários de empresas privadas de áreas externas à TI sobre segurança da informação e prevenção de incidentes de segurança de dados. Desta forma, demonstra-se uma estratégia, sem custos de aquisição de ferramentas, para que os usuários, muitas vezes categorizados como elo fraco da corrente, sejam transformados em mais uma camada eficiente da proteção corporativa.


Palavras-chave

segurança da informação; engenharia social; phishing; análise comportamental


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