Visão para o futuro

Alexandre Reis Graeml
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2009.080201

Resumo

A Revista Eletrônica de Sistemas de Informação completa seu oitavo ano de existência comemorando o fato de ter se transformado em um veículo preferencial para a publicação dos resultados de estudos científicos das áreas de Administração da Informação e Sistemas de Informação.

Ao longo desses oito anos, foram publicados cerca de 120 artigos, principalmente de brasileiros, mas também de colegas pesquisadores de diversos outros países. Aproximadamente dez por cento dos trabalhos foram escritos em idiomas estrangeiros (inglês ou espanhol). Nossa meta para os próximos anos é ampliar a participação internacional na revista para mais de 25%, o que esperamos que já possa acontecer nos próximos dois anos. 

Os leitores mais atentos vão perceber que o comitê científico tem se ampliado com a inclusão de pesquisadores influentes de outros países com o intuito de aumentar a visibilidade da revista em suas comunidades de pesquisa e, desta forma, aumentar também o nível de submissão por parte de colegas pesquisadores da América Latina e de outras partes do globo.

A RESI também tem se estruturado para conseguir manter a agilidade na avaliação dos artigos que recebe. Queremos manter o tempo médio entre a recepção do manuscrito e a emissão de um primeiro parecer editorial (já concluída a fase de double blind review) em torno de dois meses, jamais ultrapassando os quatro meses. Como o número de submissões à revista cresceu significativamente, este é um grande desafio para o futuro, que esperamos conseguir vencer com o apoio de toda a comunidade acadêmica. Só assim poderemos continuar a ser benchmark, nesse sentido, até mesmo para os mais tradicionais periódicos acadêmicos!

Alexandre Reis Graeml

Editor



Compartilhe