IDENTIDADE NO TRABALHO E CURRÍCULO NA ESCOLA PÚBLICA: PRINCÍPIO EDUCATIVO DA COMUNIDADE LUIZ FREIRE EM IGARAPÉ-AÇU/PA

Yuri Neri Soares

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Resumo

Esta pesquisa teve como objeto de estudo os saberes das trabalhadoras da Comunidade Luiz Freire construídos a partir do trabalho artesanal. Objetivamos analisar o saber produzido pelo trabalho das artesãs e a necessidade da percepção de seus saberes pela escola pública. Nossa perspectiva é de que com a tomada da identidade que é formada na Comunidade Luiz Freire pela escola pública, o currículo escolar poderá realmente ser alicerçado nas bases teóricas as quais se propõe a trabalhar, o de utilizar a realizada dos alunos para sua formação. Por isso defendemos que as relações advindas do trabalho devem ser as bases estruturantes para a transformação social das classes trabalhadoras. A pesquisa foi realizada durante os estudos para a construção do nosso Trabalho de Conclusão de Curso e nos possibilitou chegar à conclusão de que as artesãs constroem saberes específicos a partir de suas relações de trabalho, fundamentando sua identidade enquanto ser social, assim como em suas relações, ocorrentes durante a produção artesanal, que contribuem para desenvolver o saber no e pelo trabalho.



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Referências


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