A TRAJETÓRIA DA INDISCIPLINA ESCOLAR: FENÔMENOS QUE MARCAM O PAPEL DO DIRETOR AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Marinêz Luiza Correia

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Resumo

O propósito deste artigo foi analisar aspectos da trajetória histórica da indisciplina escolar, tendo como base os relatos escritos datados da década de 1960 a 1970: são livros de ocorrências pedagógicas e atas de conselhos de classe de duas escolas[1]. Recorreu-se a estes registros para um estudo sobre a indisciplina na escola de outrora, pressupondo-se que este não é um fenômeno da atualidade. Iniciou-se pela percepção dos sujeitos com relação à indisciplina para, em seguida, descrever os papéis exercidos pelos educadores centrando-se no papel exercido pelo diretor da escola. A transcrição de alguns fatos levou à compreensão do porque na escola, ainda hoje, alguns professores, esperam que o diretor resolva ou apresente solução para os problemas de indisciplina. A análise destes documentos constatou que a escola de outrora elitizava e homogeneizava a clientela e seus comportamentos, visto que quem não se adequava dela era eliminado.

 

Palavras-chave: indisciplina escolar; educação; poder.


 



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