ADEQUAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Verônica Branco, Ana Maria Soek, Ricardo Kerscher

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Resumo

Esse artigo apresenta os resultados da analise qualitativa de praticas de um professor alfabetizador que atua em uma classe de Educação Infantil (EI) no ensino pré-escolar, no período da manhã˜, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, ambas desenvolvidas na mesma escola pública municipal de Curitiba. Os resultados mostraram as semelhanças identificadas na pratica pedagógica do professor, em relação ao conteúdo de ensino e a aprendizagem da leitura e escrita, com sujeitos diferenciados em interesses, competências e idades cronológicas: crianças de 6 a 7 anos e adultos de 22 a 68 anos, bem como a analise dos dados observados. As semelhanças ficaram por conta da ocupação do espaço físico, sala de aula, do mobiliário; dos procedimentos didáticos: aula expositiva, copia, execução individual de tarefas; dos materiais e recursos pedagógicos: livro de historia infantil, cartazes e copias heliográficas, e `s atividades desenvolvidas, que eram desarticuladas do conteu do programático e da vida dos alunos, e sem envolvimento direto dos mesmos. As diferenças se verificaram quanto ao horário das aulas, matutino e noturno, quantidade de alunos na sala de aula, uso do quadro de giz, relação entre professor e alunos, autoritária com as crianças e mais amistosas com os adultos, e o ritual de distribuição da merenda escolar. A analise dos dados foi desenvolvida com o referencial teórico do Construtivismo de Jean Piaget e Emılia Ferreiro, da Filosofia da Educação libertadora de Paulo Freire e dos conceitos psicolingüísticos e lingüísticos de Vygotsky e Bakhtin, todos contemplados nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, elaborados sob a supervisão do MEC e do Referencial da Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Palavras-chave: alfabetização infantil, alfabetização de jovens e adultos, processos de ensino e aprendizagem.


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