Influência do Conhecimento sobre Sustentabilidade nas Atitudes, Comportamentos e Consumo de Estudantes de Administração

Ana Cristina de Faria, Luciano Sant'Anna da Silva, Dirceu da Silva, Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2018010

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Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o conhecimento sobre Sustentabilidade dos alunos do curso de Administração de Empresas de uma universidade privada paulista e a influência deste em suas atitudes, comportamentos e consumos sustentáveis. Com base nas respostas de 131 alunos da pesquisa quantitativa (survey) desenvolvida, constatou-se, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), que há influência do conhecimento sobre Sustentabilidade nas atitudes, no comportamento e no consumo dos alunos. Contudo, não se confirmou a influência da atitude no consumo. No cursopesquisado, o tema Sustentabilidade tem sido abordado, porém não em uma disciplina específica, mas de maneira fragmentada em diversas disciplinas, de forma transversal. Esta pesquisa contribui tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade, no sentido de propor à universidade pesquisada, bem como a outras públicas ou privadas, que alterem no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), as linhas pesquisas voltadas à Sustentabilidade, e insiram atividades de extensão que visem à transformação das atitudes em comportamentos e práticas sustentáveis dos alunos, agindo como cidadãos.


Palavras-chave

Administração de Empresas; Ensino Superior; Modelagem de Equações Estruturais; Nível de Conhecimento; Sustentabilidade


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