Configuração de mercados étnicos nas dimensões temporal e ambiental: um ensaio teórico sobre negócios de imigrantes brasileiros

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Eduardo Picanço Cruz
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2021010

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Resumo

Analisa-se o fenômeno da configuração de mercados de produtos e serviços étnicos dentro das comunidades imigrantes brasileiras estabelecidas no exterior. Por meio de um ensaio teórico, são feitas considerações baseadas em achados de trabalhos anteriores, em evidências empíricas e observações dos autores a respeito das práticas de mercados étnicos, no seio de comunidades brasileiras. O relato e a interpretação dos fatos históricos foram estruturados na forma de análise do tema. Ao final do ensaio teórico são apresentados uma tabela e um diagrama resumo dos achados discutidos. A tabela se refere às práticas de transações, gerando cocriação de valor, práticas normativas e práticas representacionais baseadas nas evidências empíricas. Já o diagrama ilustra a configuração de mercados étnicos no sentido temporal e ambiental, identificando fatores internos da comunidade ou do ambiente que seriam facilitadores da criação de mercados.

Palavras-chave

empreendedorismo imigrante; mercados étnicos; imigração brasileira


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