Intraempreendedorismo: Um Estudo de Caso sobre o Entendimento e a Aplicação do Termo em uma Instituição Bancária

Nelson Chieh, Tales Andreassi
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20080702006

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Artigo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o entendimento dos funcionários de um grande banco brasileiro sobre o tema intraempreendedorismo, bem como sua aplicabilidade à empresa. Para tanto, foram efetuadas 19 entrevistas com gestores, executivos e funcionários da organização estudada. Como resultado, verificou-se que o termo intraempreendedorismo ainda é pouco conhecido na empresa, muito embora os conceitos e fundamentos ligados ao termo sejam compreendidos. A existência de diversos programas institucionais relacionados ao intraempreen-dedorismo é um forte indício de que a empresa busca valorizar e atrair cada vez mais funcionários com perfil intraempreendedor. Contudo, o entendimento sobre essas iniciativas organizacionais não é homogêneo entre as áreas. Verificou-se também que o incentivo e reconhecimento ao profissional intraempreendedor ainda é muito dependente de ações individuais dos gestores diretos.


Palavras-chave

Intraempreendedorismo; intraempreendedor; empreendedorismo corporativo; inovação


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