ANÁLISE DO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES ATUANTES NO VAREJO

Harrison Bachion Ceribeli, Edgard Monforte Merlo, Frank da Silva Morais
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20100902008

Texto completo:

Artigo

Resumo

Muitos varejistas foram fundados como pequenas empresas, cuja gestão estava concentrada nos sócios, de maneira informal; entretanto, cresceram e atingiram um nível no qual a gestão familiar e informal não mais é eficiente. Assim, muitos proprietários perceberam a necessidade de profissionalizar a gestão de suas empresas, preparando-as para continuar a crescer. Este trabalho teve como objetivo estudar o processo de profissionalização da gestão nas empresas varejistas familiares e suas implicações gerenciais, explorando com maior profundidade aspectos-chave inerentes a este processo. Foram desenvolvidos dois estudos de casos envolvendo a profissionalização da gestão de dois grupos varejistas. Posteriormente, os autores elaboraram uma série de proposições acerca do processo estudado. Constatou-se que a iniciativa rumo à gestão mais profissional dos negócios deve partir dos sócios da organização, que devem substituir o controle operacional pelo planejamento. Deve-se citar também que uma estrutura administrativa mais profissional facilita a implementação de ações e práticas mais modernas de gestão. Também merece destaque neste processo a necessidade de estruturar um organograma formal de gestão e de estabelecer um sistema de controle mais amplo, transformando o controle micro, focado em atividades, em controle macro, focado em resultados.


Palavras-chave

Profissionalização; gestão familiar; varejo


Compartilhe


Referências


BERNHOEFT, R. Como criar, manter e sair de uma sociedade familiar (sem brigas). São Paulo: SENAC, 1996.

CHIAVENATO, I. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo:

Atlas, 1996.

CHITTOOR, R.; DAS, R. Professionalization of management and succession performance: a vital linkage. Family Business Review, v. 20, n. 1, p.65-78, 2007. doi:10.1111/j.1741-6248.2007.00084.x

CHUA, J. H.; CHRISMAN, J. J.; SHARMA, P. Defining the family business by behavior. Journal of Entrepreneurship: Theory and practice, v. 23, n. 4, 1999.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DAILY, C. M.; DOLLINGER, M. J. An empirical examination of ownership structure in family and professionally managed firms. Family Business Review, v. 5, n. 2, p.117-136, 1992. doi:10.1111/j.1741-6248.1992.00117.x

DONNELLEY, R. G. A empresa familiar. Revista de Administração de Empresas, v. 7, n. 23, p. 161-198, out./dez., 1967.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

GONÇALVES, J. S. R. C. As empresas familiares no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 7, n. 1, p. 7-12, jan./mar., 2000.

GRZYBOVSKI, D. O administrador na empresa familiar: uma abordagem comportamental. Passo Fundo: UPF Editora, 2002.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTTER, J. P. Liderando mudanças. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

LEE, J. The effects of family ownership and management on firm performance. SAM Advanced Management Journal, v. 69, n. 4, 2004.

LEONE, N. M. G.; SILVA, A. B.; FERNANDES, C. B. Sucessão: como transformar o duelo em dueto. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 3, p. 76-81, jul./set., 1996.

LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

LEWIN, K. Group decision and social change. In: SWANSON, G. E.; NEWCOMB, T. M.; HARTLEY, E. L. (Eds.). Readings in social psychology. New York: Holt, 1952. p.459-473.

LODI, J. B. O fortalecimento da empresa familiar. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

LUSSIER, R. N.; SONFIELD, M. C. Family business management activities, styles and characteristics: a correlational study. American Journal of Business, v. 19, n. 1, p. 47-53, 2004.

MCGOLDRICK, P. J. Retail marketing. Londres: McGraw-Hill, 2002.

MEGGINSON, L. C.; MOSLEY, D. C.; PIETRI, P. H. Management: concepts and applications. New York: HaperCollins, 1991.

MOTTA, P. R. Transformação organizacional: A teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

OLIVEIRA, D. P. R. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. São Paulo: Atlas, 1999.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2009.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

SANTOS, A. M. M. M.; COSTA, C. S. Características gerais do varejo no Brasil. BNDES Setorial, 1997. Disponível em: . Acesso em: 15 fev.

STEIER, L. P.; WARD, J. L. If theories of family enterprise really do matter, so does change in management education. Journal of Entrepreneurship: Theory and Practice, v. 30, n. 6, 2006, p. 887-895. doi:10.1111/j.1540-6520.2006.00159.x

UPTON, N.; TEAL, E. J.; FELAN, J. T. Strategic and business planning practices of fast growth family firms. Journal of Small Business Management, v. 39, n. 1, p. 60-72, 2001. doi:10.1111/0447-2778.00006

WALKER, H. J.; ARMENAKIS, A. A.; BERNERTH, J. B. Factors influencing organizational change efforts: an integrative investigation of change content, context, process and individual differences. Journal of Organizational Change Management, v. 20, n. 6, 2007. doi:10.1108/09534810710831000

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.