Ações de cooperação, aprendizagem e estratégias organizacionais em redes interorganizacionais: estudo nos arranjos produtivos locais (APL) de software do Paraná

Rodrigo Souza Da Costa, Eduardo Damião Silva, Danillo Prado Nogueira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2016012

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Artigo

Resumo

O propósito deste trabalho é examinar como as ações de cooperação em redes interorganizacionais afetam a estratégia das organizações. Foram analisadas as organizações do Arranjo Produtivo Local (APL) de software do Paraná. A análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo que trata do conjunto de técnicas de exame de mensagens de forma sistemática e objetiva. Utilizou-se neste trabalho o tema como unidade de registro, possibilitando que a análise temática tivesse condições de encontrar “núcleos de sentido” na comunicação. Realizaram-se doze entrevistas, sendo seis com os responsáveis pela governança de cada um dos APL e outras seis entrevistas com empresários indicados pelos gestores em cada uma das redes estudadas. Nota-se uma tendência à influência das ações coletivas nas estratégias individuais pelo compartilhamento de experiências, conhecimentos e busca de informações, facilitada por agência legitimada, com a finalidade aumentar o desempenho individual e coletivo dos participantes.

 


Palavras-chave

Comunidades de aprendizagem; Ações coletivas; Aumento do desempenho


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