O Campo Transnacional da Inovação Tecnológica e Estratégias Relacionais de Ação

Paulo Cesar Matui, Roniberto Morato do Amaral, Mário Sacomano Neto, Silvio Eduardo Alvarez Candido
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2019013

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Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a influência de novas tecnologias na estrutura relacional do campo da indústria automotiva. Estamos usando uma construção dos componentes fortemente conectados (Strong Connected Component- SCC) como proxy de um campo de ação. Trata-se de uma simulação fundamentada nos dados extraídos de 7.211 registros de patentes tetraédricas – patentes com prioridade registrada simultaneamente na China, EUA, Europa e Japão. Adotamos uma forma descritiva da ação estratégica num campo modelado como uma rede. A partir desta rede apresentamos os dados em painéis e buscamos identificar alterações estruturais dos grupos e da métrica nodal da intermediação. Também realizamos análise semântica para simular o padrão de escolhas dos atores acerca de concepções tecnológicas concorrentes e apresentamos os dados em painéis que identificam o padrão de escolha tecnológica antes e depois da entrada do Google. As estruturas relacionais analisadas nesta pesquisa nos mostraram que a formação de grupos hierárquicos em SCC evidencia a ação estratégica das montadoras em estabilizar o campo da inovação tecnológica. Encontramos evidências de ação relacional como forma de enquadrar a ação de concorrentes e suas escolhas. Identificamos uma participação marginal dos atores da Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), e que a inovação desse campo é sobretudo arquitetural.

Palavras-chave

redes; campos; sistemas de inovação; carro autônomo; tecnologia da informação


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