Pedagogia Crítica: Repensando o Ensino de Estudos Organizacionais

Fernanda Tarabal Lopes, Carolina Saraiva Maranhão, Gizelle Souza Mageste
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20080702004

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Artigo

Resumo

Este trabalho consiste em um estudo de cunho teórico que reflete sobre a adoção da pedagogia crítica no ensino dos Estudos Organizacionais. Ao discorrermos sobre esta temática, objetivamos acrescentar à discussão o olhar de Paulo Freire sobre a educação, ressaltando sua importância em relação ao fenômeno em questão. Ao abordarmos a proposta de pedagogia libertadora deste autor, faremos referência às bases da teoria crítica, destacando os teóricos da escola de Frankfurt, eixo fundamental dessa abordagem. Em suma, destacaremos as idéias de Paulo Freire que abordam sobre a relação educadores e educandos, atentando para a importância da ação transformadora, engajamento político libertador e consciência crítica. Através das reflexões sobre a educação baseada em uma pedagogia crítica, buscamos contribuir para o ensino de Estudos Organizacionais, agregando diversidade teórica à área, o que possibilita o enriquecimento para a discussão da práxis.


Palavras-chave

Pedagogia Crítica; Paulo Freire; Ensino e Pesquisa em Administração


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