ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE OS 231 CASOS CONCRETOS DO INSTITUTO ETHOS

Franciara Maria de Oliveira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20060501004

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Artigo

Resumo

Um perfil das estratégias de Responsabilidade Social Corporativa adotadas por empresas no Brasil é o objetivo
principal deste trabalho. Utilizou-se como universo de estudo os 231 Casos Concretos preenchidos
espontaneamente pelas empresas filiadas na página web do Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade
Social (Instituto Ethos). Os casos foram analisados pelo software alemão de análise de dados qualitativos
denominado Atlas.ti 5.0, sob o enfoque metodológico das seis variáveis adotadas por Kotler e Lee (2005) em
Corporate Social Responsability: doing the most good for your company and your cause, como estratégias para
alcançar-se a Responsabilidade Social Corporativa. As estratégias analisadas são: Marketing Social
Corporativo, Marketing de Causa Social, Patrocínio, Filantropia Estratégica, Voluntariado Corporativo e Ação
Social Responsável. Percebe-se que a maioria das empresas que divulgaram suas estratégias de
Responsabilidade Social ainda não tem a percepção plena da utilização dessas estratégias, haja vista que a
grande maioria ainda está classificada com Ação Social Responsável, vindo em seguida o Marketing Social
Corporativo, Filantropia Estratégica, Voluntariado Corporativo, Patrocínio e Marketing de Causa Social


Palavras-chave

Estratégias; Marketing; Responsabilidade Social Corporativa


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