CENÁRIOS PROSPECTIVOS: FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA DAS ORGANIZAÇÕES

Henrique Martins Rocha
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20040302007

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Artigo

Resumo

A complexidade de gerir uma organização no contexto atual, onde mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais dinâmicas com a competição cada vez mais acirrada, despertou a necessidade de uma avaliação dos possíveis futuros alternativos. Na busca de um sistema que permitisse às organizações uma orientação correta dentro desta nova realidade, surgiram os estudos de cenários prospectivos, uma metodologia utilizada para listar as possibilidades existentes, ampliando a capacidade das organizações proporem e monitorarem suas ações estratégicas, de forma a permitir o atingimento e manutenção de posições competitivas. O presente trabalho visa estudar essa metodologia, reunindo informações e descrevendo os principais conceitos relacionados ao assunto. As conclusões do trabalho indicam que o método mostra-se uma ferramenta que pode auxiliar a definir a estratégia da organização, permitindo ao mesmo tempo, uma posição mais flexível e apropriada para lidar com a incerteza e o novo, tornando-a mais robusta no posicionamento estratégico.

 

 


Palavras-chave

Cenários; competitividade; estratégia


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