PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE
Texto completo:
ArtigoResumo
O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre questões que envolvem processos de implantação de Gestão da Qualidade nas organizações, principalmente em pequenas e médias empresas. Um breve histórico tenta resgatar a necessidade, hoje questão de sobrevivência nas empresas, de se implantar esses processos. A qualidade em produtos ou serviços não é uma obrigação simplesmente para grandes organizações. Com a economia globalizada e a possibilidade de se estar na rede mundial a todo momento, todos, que de alguma forma estão envolvidos com processos produtivos ou prestação de serviços, têm de estar preparados para enfrentar esses novos tempos. Esse preparo requer alguns cuidados básicos e normatizações a serem implantadas pelas empresas. Dessa forma, para toda e qualquer empresa, seja de que segmento ou que tamanho for, qualidade é sim, questão de sobrevivência.
Palavras-chave
Referências
CAMPOS, Vocente Falconi. TQC Á Controle da Qualidade Total (no estilo japones) ú
Belo Horizonte, MG : Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.
GUTZEIT, klaus Apostila do Curso de Formaca o de Coordenadores e Auditores
Internos da Qualidade ú Mê dulo I ú B´sico ú Projeto CEFET-PR / GTZ, 1996.
PALADINI, Edson Pacheco.Gesta o da Qualidade: Teoria e Pr´tica ú Sa o Paulo: Atlas,
www.qsp.com.br - Site QSP ú Centro da Qualidade, Seguranc a e Produtividade para o
Brasil e America Latina.
www.ietec.com.br/techoje - Portal Tecnologia Hoje ú Portal da Qualidade.
www.portalqualidade.com - Programa Gaucho da Qualidade e Produtividade.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.