Percepções dos stakeholders sobre a qualidade de uma instituição de ensino superior

Emerson Wagner Mainardes, Marcelo Deschamps, Gerson Tontini
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20090801007

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Artigo

Resumo

Em um mercado educacional cada vez mais competitivo, praticar um serviço de qualidade constitui-se em uma estratégia de sobrevivência das instituições de ensino superior (IES). O objetivo deste trabalho foi aplicar o modelo de Shanahan e Gerber (2004) no curso de administração de uma IES de Joinville/SC. Buscou-se entender o conceito de qualidade dos stakeholders ligados ao ensino de administração em uma IES brasileira e encontrar as dimensões de qualidade no serviço educacional na visão dos envolvidos com este serviço. A replicação deste estudo no Brasil justifica-se pela importância que o fator qualidade no ensino superior ganhou, principalmente após a elaboração do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004. Por meio de entrevistas com 33 stakeholders, seguindo a metodologia fenomenográfica, pode-se concluir que as dimensões de qualidade propostas por Shanahan e Gerber (2004) e as dimensões avaliadas pelo SINAES foram encontradas neste estudo, confirmando a pesquisa realizada pelos autores australianos.

 


Palavras-chave

Qualidade; Qualidade educacional; Ensino Superior; Fenomenografia


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