Sentimentos topofílicos e suas relações com a atitude e a intenção empreendedoras

Antonia Márcia Rodrigues Sousa, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Alexandre Oliveira Lima, Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2017015

Resumen

Considerando que a análise contextual em torno do ambiente colabora com a atuação empreendedora, subsidiada por construções afetivas em torno do sentimento de pertencimento, busca-se, com esta pesquisa, investigar a relação entre a intenção e a atitude empreendedoras na formação de sentimentos topofílicos em universitários. Realizou-se estudo quantitativo, com dados coletados por meio de questionários aplicados em uma amostra de 360 discentes de duas Instituições de Ensino Superior do Ceará. Para responder as hipóteses levantadas (H1 – O nível de atitudes empreendedoras impacta positivamente na formação de sentimentos topofílicos e H2 – O nível de intenção empreendedora impacta positivamente na formação de sentimentos topofílicos), procedeu-se à Análise Estrutural com auxílio dos softwares estatísticos SPSS 22.0 e AMOS 20.0. Na análise das trajetórias causais evidenciou-se que todas elas são estatisticamente significativas. A análise do modelo mostra que a maioria dos pesos fatoriais é elevado (≥ 0,5), além de ter coeficiente de determinação adequado de 0,27 (R2≥0,25), que informa o poder explicativo da regressão. Todos os pesos de regressão padronizados (β) são significativos ao nível de significância (p< 0,001) ademais, existe uma correlação entre Intenção Empreendedora e Atitude Empreendedora (0,36). Os valores de C.R. estão acima dos valores de referência (C.R>│1,96│). Os resultados demonstram que há influência positiva da atitude e da intenção empreendedora nos sentimentos de topofilia, haja vista que as hipóteses do estudo não foram refutadas, o que indicou que o modelo teórico é capaz de reproduzir a estrutura correlacional das variáveis manifestas observadas na amostra da pesquisa. As discussões apresentadas neste artigo contribuem para o maior conhecimento teórico da relação entre a intenção e a atitude empreendedoras na formação de sentimentos topofílicos, além da contribuição em definir estratégias para ações empreendedoras em ambientes universitários.


Palabras clave

Sentimentos topofílicos; Empreendedorismo; Intenção empreendedora; Atitude empreendedora


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