CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE
Texto completo:
artigo (Português (Brasil))Resumen
Palabras clave
Referencias
AMBRÓSIO, I.R. Avaliação de desempenho ou desempenho da avaliação dos docentes. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal de Juiz de Fora, 2001.
CARVALHO. E. Desempenho docente: o caso do Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco. Dissertação de Mestrado apresentada a Faculdade de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, 1990.
COHEN, P.A. Student rating of instruction and student achievement: a meta-analysis of multisection validity studies. Review of Educational Research n. 51, p. 281-309, 1981.
CENTRA, J.A. Reflective faculty Evaluation: enhancing teaching and determining faculty effectiveness NY, Jossey Bass. 1993.
DEVELLIS, R.F. Scale Development: theory and applications. Thousand Oaks, California Sage. 2003
HATIVA, A. BARAK, F. e SIMHI, J. Exemplary university teachers: knowledge and beliefs regarding effective teaching dimensions and strategies. The journal of higher education Vol 72, n. 6, nov-dez 2001 699-729, 2001.
KAISER, H.F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, p. 31-36, 1974
LOWMAN, J. Dominando as técnicas do ensino. São Paulo, Atlas, 2002.
MCKEACHIE W. J., KAPLAN, M. Persistent problems in evaluating college teaching. Disponível em http://cedar.olemiss.edu/depts/vc_academic_affairs/problems.html, 1996.
MOREIRA, D.A. Avaliação do professor universitário pelo aluno: possibilidades e limitações. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de educação da Universidade de São Paulo. 1986.
MURRAY, H.G. Low-inference classroom teaching behaviors and student ratings of teaching effectiveness in Journal of educational psychology 75, 1983, p. 138-49.
MURRAY, H.G. Classroom teaching behaviors related to college teaching effectiveness. In Donald, J.G; Sullivan A.M. (editors) Using research to improve teaching. New Directions in Teaching and Learning, n23, San Franciso; Jossey Bass, p.21-34, 1985.
NETEMEYER, R.G; BEARDEN, W.O.; SHARMA, S. Scaling procedures: issues and applications. Thousand Oaks, California Sage, 2003.
NEWPORT, J. F. Rating Teaching in the USA: Probing the qualifications of student raters and novice teachers. Assesment & Evaluation in Higher Education, 21, n1, p 17-21, Mar, 1996.
NORUSIS, M.J. SPSS professional statistic 6,1. Chicago: SPSS, 1994.
NUNNALLY, J. C. Psychometric theory. 2ed. New York: McGrawHill, 1978.
PARDO, A.; RUIZ, M. A. SPSS 11: Guia para el análisis de datos. Madrid: McGraw Hill, 2003.
PASQUALI, L. Instrumentos psicológicos: Manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/ IBAPP, 1999.
PINHO, L. F. Trabalho docente e práticas avaliativas numa instituição de ensino superior isolada: expectativas e possibilidades. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Eduação da
Universidade Metodista de Piracicaba, 2001.
RAMOS, M. G. Avaliação do desempenho docente numa perspectiva qualitativa: contribuição para o desenvolvimento profissional de professores no ensino superior. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Eduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1999.
RIOS, M.P.G. Meta-avaliação de docentes no ensino superior. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade católica de São Paulo. 2004.
SENIOR, B. A. Student Teaching Evaluations: Options and Concerns. ASC Proceedings of the 35th Annual Conference California Polytechnic State University - San Luis April 7 - 10, 1999. pp 251 – 260.
SMITH, W. A review of the research into teaching/styles behaviors’ impact on students’s cognitive outcomes. Paper presented at the annual meeting of the southwest educational research association Austin, TX, January 23-25, 1997.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.