AVALIAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS NO RAMO DE REFEIÇÕES LIGEIRAS

Álvaro Vieira Lima, Débora Vides dos Santos
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20060502001

Resumen

É de conhecimento geral que a avaliação de pequenos negócios apóia-se em critério bastante simples, conhecido como “múltiplos de faturamento”. Em outras palavras, corretores e negociantes do setor baseiam-se no movimento mensal do caixa de pequenos negócios para determinar seu valor, multiplicando o referido movimento por um número, o chamado múltiplo, encontrando desta forma um ponto de partida para a negociação. Este múltiplo varia de acordo com o tipo de negócio.  Certamente este método deve guardar alguma relação com os critérios econômicos utilizados nos processos de avaliação mais elaborados. Neste trabalho apresentamos inicialmente os principais elementos envolvidos no processo de avaliação de um negócio. Em seguida, são retratados alguns conceitos de valor pela sua importância no processo de avaliação. O presente artigo apresenta os resultados  de pesquisa realizada com corretores especializados na compra e venda de negócios ligados às seguintes atividades: Casa de Sucos, Lanchonete, Padaria, Pizzaria e Restaurante, propondo ao final um pequeno modelo derivado do referido critério de múltiplos.É de conhecimento geral que a avaliação de pequenos negócios apóia-se em critério bastante simples, conhecido como “múltiplos de faturamento”. Em outras palavras, corretores e negociantes do setor baseiam-se no movimento mensal do caixa de pequenos negócios para determinar seu valor, multiplicando o referido movimento por um número, o chamado múltiplo, encontrando desta forma um ponto de partida para a negociação. Este múltiplo varia de acordo com o tipo de negócio.  Certamente este método deve guardar alguma relação com os critérios econômicos utilizados nos processos de avaliação mais elaborados. Neste trabalho apresentamos inicialmente os principais elementos envolvidos no processo de avaliação de um negócio. Em seguida, são retratados alguns conceitos de valor pela sua importância no processo de avaliação. O presente artigo apresenta os resultados  de pesquisa realizada com corretores especializados na compra e venda de negócios ligados às seguintes atividades: Casa de Sucos, Lanchonete, Padaria, Pizzaria e Restaurante, propondo ao final um pequeno modelo derivado do referido critério de múltiplos.

Palabras clave

Avaliação de pequenos negócios; Métodos de avaliação; Valor de empresas de pequeno porte


Compartilhe


Referencias


COSTA, Raul. Métodos de Avaliação de Pequenas e Médias empresas. Disponível em:

www.unit.pt/homepage/docentes/raulcosta/artigos.htm. Acesso em Julho 2004.

DAMODARAN, Aswath. Avaliação de investimentos: ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Trad.: Bazán Tecnologia e Lingüística (Carlos H. Trieschmann e Ronaldo de Almeida Rego). Rio de Janeiro: QualityMark, 1999.

FALCINI, Primo. Avaliação econômica de empresas: técnica e prática – investimentos de risco, remuneração dos investimentos, geração de fundos de caixa, contabilidade por atividades e por fluxo de caixa. São Paulo: Atlas, 1992.

FAMÁ, Rubens e PEREZ, Marcelo Monteiro. Métodos de avaliação de empresas e a avaliação judicial de sociedades: uma análise crítica., 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

FIPECAFI – Fundação-Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuarias e Financeiras. Eliseu Martins (org.): Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.

HELFERT, Erich A. Techniques of financial analysis. 7.ed. llinois: Irwin, 1991.

KANITZ, Stephen. O Fim das Pequenas Empresas. Revista Veja, Editora Abril, edição 1845, ano 37, nº 11, p. 18, 17 de março de 2004.

KANITZ, Stephen. O Brasil que dá certo: o novo ciclo de crescimento (1995-2005). São Paulo: Makron Books, 1995.

MARTINS, Eliseu. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. Caderno de Estudos., São Paulo. FIPECAFI, v. 13. n. 24, p. 28-37. jul./dez., 2000.

MICRO pequeno e média empresa. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Disponível em: Acesso em Julho 2004.

NEIVA, Raimundo Alelaf. Valor de mercado da empresa: modelos de avaliação econômico-financeira de empresas, exemplos de avaliação com cálculos de valores, subsídios para privatização, compra e venda, cisão, fusão e incorporação. São Paulo: Atlas, 1997.

SOUZA, Ana Cristina França. Engenharia de avaliações: uma visão geral. Comunicação oral: Empresa de Consultoria Apsis (Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, rio de Janeiro, 2001).

SOUZA, Lázaro Evair de, OLIVEIRA, Wagner de, VERZBICKAS, Karin. Quando vale a pena comprar uma empresa. Pequenas empresas grandes negócios. São Paulo, n. 133, p. 22-3, fev., 2000.




Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.