A ADOÇÃO DE INOVAÇÕES EM PRODUTOS DE ALTA TECNOLOGIA POR JOVENS: O CASO DO TELEFONE CELULAR

Fábio Pimenta de Pádua Júnior, Paulo Henrique Muller Prado
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20060501010

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Artigo

Resumo

Esta pesquisa visa analisar como a introdução de novos atributos, geralmente considerados complexos, afeta a
adoção de produtos de alta tecnologia pelos consumidores. Para tanto, foram avaliadas as relações existentes
entre as características pessoais, as características percebidas e as influências interpessoais dos
consumidores, mediadas pela dificuldade da decisão, na adoção de inovações tecnológicas em aparelhos de
telefone celular, consoante o paradigma de difusão de inovações entre consumidores de Gatignon e Robertson
(1991). A pesquisa de campo teve duas etapas. A primeira foi qualitativa, com entrevistas em profundidade com
consumidores e profissionais da área de telefonia móvel. A segunda etapa foi uma pesquisa quantitativa com
303 estudantes universitários na cidade de Curitiba, com idade entre 17 e 25 anos e que possuíam telefone
celular. Os resultados obtidos indicam que as variáveis dependentes analisadas tiveram pouca ou nenhuma
influência na adoção de celulares da nova geração. A variável mediadora dificuldade da decisão demonstrou
uma influência não muito forte na adoção de inovações em celulares.


Palavras-chave

adoção de inovações; inovação; difusão de inovações; dificuldade da decisão; alta tecnologia


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