Os meios de aprendizagem empreendedora e a formação de competências empreendedoras de mulheres que atuam na economia informal
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O objetivo deste estudo é analisar os meios de aprendizagem empreendedora que possibilitam a formação de competências empreendedoras de mulheres atuantes na economia informal, tendo em vista, o entendimento de que o empreendedorismo feminino na economia informal vai além da simples idealização dos desafios enfrentados por essas mulheres. Busca-se, por meio da análise de suas experiências, compreender como elas desenvolvem competências empreendedoras essenciais para a sobrevivência e o crescimento de seus negócios em um contexto de recursos limitados. A construção teórica do estudo teve como base quatro teorias, destacando-se os modelos de aprendizagem empreendedora propostos por Politis, Rae e Man, além do modelo de competências empreendedoras de Man e Lau. O estudo adota uma abordagem qualitativa e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedoras no centro do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados apontam para a emergência de competências críticas, tais como criatividade, comunicação e competências técnicas. Entre os meios de aprendizagem, destacam-se a importância da prática, da experimentação e da busca ativa por conhecimento. A pesquisa revela também o papel significativo do apoio familiar, que varia conforme a dependência financeira do empreendimento. Por fim, esta investigação contribui para uma compreensão mais profunda do empreendedorismo feminino na economia informal e enfatiza a necessidade de políticas que reconheçam e valorizem esses esforços, considerando as complexidades e os desafios enfrentados por essas mulheres.
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