Longevidade organizacional: perspectivas sobre o tempo no discurso sobre gestão e estratégia de empresas duradouras

Yasmin Iara Ferreira Veloso, Jacquelaine Florindo Borges
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2025003

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Resumen

Nesta pesquisa, analisa-se a longevidade empresarial a partir de diferentes concepções de temporalidade no discurso sobre gestão e estratégia de empresas duradouras que atuam no Brasil. A pesquisa oferece um panorama de duas perspectivas epistemológicas: uma que representa a ortodoxia e outra com potencial para ampliar os estudos sobre longevidade organizacional. O artigo está fundamentado em estudos sobre tempo e temporalidade e em estudos de gestão empresarial e estratégia organizacional que tratam da longevidade nas organizações: análise de cenários, ciclo de vida das organizações, path-dependence organizacional, strategic storytelling, história organizacional e estratégia como discurso. A coleta e a análise do material pesquisado foram conduzidas a partir do método de análise crítica do discurso (ACD), considerando a abordagem sociocognitiva de Teun A. van Dijk. A coleta de dados foi realizada com o uso da pesquisa documental em websites de treze empresas longevas: aquelas com mais de cinquenta anos de criação. A análise do discurso das empresas duradouras pesquisadas resultou em dez imagens sobre a longevidade organizacional. Tais imagens entrelaçam elementos do passado, uma luta exitosa pela sobrevivência, e projeções de seu futuro promissor, que elas incorporam ao seu presente e dão forma às histórias que elas contam para a sociedade. Este artigo contribui com diferentes lentes para a pesquisa e o ensino de estratégias de empresas duradouras e com os estudos sobre tempo e estratégia.


Palabras clave

longevidade corporativa; storytelling estratégico; empresa duradoura; história organizacional; estratégia organizacional


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