PLANEJAMENTO INTEGRADO DE AÇÕES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVALI – UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ ATRAVÉS DO EXAME NACIONAL DE CURSOS
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
Este trabalho é o resultado de caso realizado na Unidade Frigorífica São Luiz Gonzaga pertencente à Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda - Cotrijuí (RS). Atua neste ramo desde 03 de outubro de 1989, sendo responsável pela industrialização de embutidos, defumados e cortes especiais de suínos. Este Frigorífico abate 450 suínos/dia e a industrialização dos produtos, marca TCHÊ e COOPER. Baseando-se no modelo Porter, foi estudado o uso de estratégias que vêm sendo empregadas nos últimos cinco anos, segundo a percepção de seus dirigentes, enfocando principalmente a questão custos, desenvolvimento de novos produtos e a busca de novos mercados. Verificou-se que ao utilizar a estratégia de custos, os dirigentes do Frigorífico vêm trabalhando voltados ao cliente ao oferecer seus produtos com preço inferior aos dos seus concorrentes mantendo a mesma qualidade. Ao desenvolver novos produtos observa-se a questão custos e as tendências do mercado. A busca de novos mercados mais uma das preocupações dos dirigentes do Frigorífico, ao tratar a questão como fundamental para a alavancagem da empresa. Pôde-se concluir que ainda restam algumas dificuldades, como a necessidade de recursos para atualização tecnológica dos equipamentos e a busca de novos mercados. Como metodologia básica que deu origem a este trabalho, resultou na pesquisa, a qual visou uma abordagem qualitativa e a sua análise focalizou as estratégias do Frigorífico Cotrijuí. O trabalho caracterizou-se por um estudo de caso, através de uma pesquisa exploratória e descritiva. Para o levantamento de dados, o instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do método de contato direto aos dirigentes do Frigorífico. Portanto, trabalhou-se com a percepção dos dirigentes da empresa acerca das estratégias do Frigorífico Cotrijuí, no período de 1996 a 2000. Sendo que para a análise e interpretação de dados utilizou-se o método análise de conteúdo.
Palabras clave
Referencias
INEP:www.inep.gov.br
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Exame
Nacional de Cursos: relat“rio-sıntese 2000. Brasılia: O Instituto, 2000.
KRAEMER, M. E. P. CALDEIRA, E. Constituindo a avaliac ao processual no curso de
Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC). Revista Brasileira de Estudos
Pedaggicos.
Brasılia, DF: v.81, n.198, p.347-365, mai/ago.2000, publicada em
out/2002.
MEC/INEP. Seminúrio de Avaliac ao da Educac ao Superior: a experiˆncia do Reino
Unido e do Brasil em debate. Se rie Documental EVENTOS, Brasılia, caderno 10,
agos/2000.
MEC/INEP Revista do Provao. Brasılia, nÉ 5, 2000.
MEC/INEP Revista do Provao. Brasılia, nÉ 6, 2001.
SCHWARTZMAN, S. O contexto social e polıtico da avaliac ao de ensino superior.
Nucleo de pesquisas sobre o ensino superior, Universidade de Sao Paulo,
Documento de trabalho 3/90,1990.
SOUZA, P. R.. MEC muda os criterios do provao. Folha de Sao Paulo, 20/03/2001.
YAMASHITA, S. S. Efeitos do exame Nacional de Cursos sobre Instituic o es
particulares de ensino. Nucleo de pesquisas sobre o ensino superior/Universidade
de Sao Paulo, Documento de trabalho 4/00, 2000.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.