EMPREENDEDOR X E-EMPREENDEDOR

Rita de Cassia de Oliveira Gomes
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20030201004

Resumen

Já é bastante freqüente estudos sobre micro e pequenas empresas, destacando a figura do empreendedor, seu perfil e habilidades, os mitos que o cercam, enfim suas perspectivas. Também tem sido muito estudada a forma e a necessidade do ensino de empreendedorismo, a fim de melhor preparar os futuros profissionais para o mercado atual. Mercado este que está a cada dia se inovando e exigindo grandes conhecimentos na área tecnológica, pois podemos constatar que a Internet e suas ferramentas já fazem parte da maioria dos negócios, estabelecendo a "nova economia". Estão surgindo muitas oportunidades nesta "nova economia", e os empreendedores atuantes nela são conhecidos como "e-empreendedores", "web empreendedores" ou "empreendedores virtuais". Portanto, este trabalho tem o objetivo de abrir uma discussão sobre as possíveis diferenças existentes entre o empreendedor e o "e-empreendedor".


Compartilhe


Referencias


ANAIS, GREATTI, L., SENHORINI, V.M. Empreendedorismo: Uma visão

comportamentalista. I EGEPE, p. 22-34, out./2000.

ANAIS, SILVA, M.J. e GAUTHIER, F.A.O. O novo papel do empreendedorismo na

economia digital. 2

ºENEMPRE, out./2000.

ANAIS. TORKOMIAN, A.L.V. et al. Empreendedorismo virtual: consideraç ões teóricas

sobre a interface do empreendedorismo tradicional com a nova economia. II

EGEPE, p. 367-377, nov./2001.

ANAIS. VIEIRA, B.L.A; VIANA, D.A. e ECHEVESTE, S.S. Comércio eletrônico via

Internet: uma abordagem exploratória. XXII ENANPAD, set./1998.

CIELO, I. Perfil do pequeno empreendedor: uma investigaç ão sobre as

características empreendedoras nas empresas de pequena dimensão. Dissertaçã o

de Mestrado em Engenharia de Produçã o, 2001.

CRM. O site de sua empresa atende a necessidade de seus clientes? Jul. 2001.

Disponível na Internet: www.crm.inf.br, 2001.

DEGEN, R. O empreendedor. 8. ed. Sã o Paulo: Makron Books, 1989.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Sã o Paulo: Ed. Cultura, 1999.

DOLABELA, F. O ensino de empreendedorismo: panorama brasileiro: A

Universidade Formando Empreendedores. Brasília, 27/05/1999B.

FILION, L.J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietá rios-gerentes de

pequenos negócios. Sã o Paulo, Revista de Administraçã o – FEA/USP, Vol. 34, Nr. 2,

GATES, B. A estrada do futuro. Traduçã o Beth Vieira et al. Sã o Paulo: Ed. Schwarcz,

GUROVITZ, H. Negócios em e-voluç ão. Exame, Sã o Paulo: Abril, Ed. 707, Ano 34, N. 3,

p. 93-102, 09/fev/2000.

INATEL. Perfil do empreendedor de sucesso. Disponível na Internet:

www.inatel.br/nemp/empre3.html, 2001

JURVETSON, S. et al. Tudo o que você precisa saber para iniciar uma empresa na

Internet. Revista Digital. Disponível na Internet: www.revistadigital.com.br , 2001

LONGEN, M.T. Um modelo comportamental para o estudo do perfil do

empreendedor. Dissertaçã o de Mestrado em Engenharia de Produçã o da UFSC, 1997.

MAXIMIANO, A.C.A. Teoria geral da administraç ão: da escola científica à

competitividade em economia globalizada. 2ªed. Sã o Paulo: Atlas, 2000.

MELLO, Á. e OLIVO, S. O perfil de um empreendedor. ABREM. Disponível na Internet:

www.geocities.com/Eureka/2471/perfil2.html, 2001

MORI, F.D; TONELLI, A; LEZANA, Á.G. R.; GUILHON, P.T. Empreender –

Identificando, avaliando e planejando um novo negócio. Florianó polis: ENE – UFSC,

OLIVEIRA, M.A. Valeu! Passos na trajetória de um empreendedor. Sã o Paulo: Nobel,

SCHUMPETER, J.A. A teoria do desenvolvimento econômico. Sã o Paulo: Abril

Cultural, 1982 [1934].

TUBINO, D.F. e CUNHA, C.J.C. O relacionamento fornecedor-cliente na filosofia justin-time

– um panorâma nacional. Revista Brasileira de Administraçã o Comtemporânea.

v.1, n.7, p.97-118, 1997.

URIARTE, L.R. Identificaç ão do perfil intraempreendedor. Dissertaçã o de Mestrado em

Engenharia de Produçã o da UFSC, 2000.




Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.