POLÍTICAS E INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) - UMA NOVA ABORDAGEM PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Günther Lother Pertschy, Raul Otto Laux
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20030201006

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Artigo

Resumo

Este artigo aborda as principais bases do empreendedorismo, as características preponderantes do empreendedor e a relação desses últimos com as instituições de ensino superior (IES). Advogamos aqui o empreendedorismo, como uma vantagem competitiva quando bem desenvolvido por meio de políticas e incentivos de amplo espectro e de fontes diversas. Discutimos aqui um rol de políticas e diferentes formas de incentivo ao empreendedorismo em IES. Esta análise nos permite concluir que o desenvolvimento e expansão das IES, hoje, dependem mais de uma atitude empreendedora, ou um movimento empreendedor de dentro para fora, lastreado em parcerias devidamente planejadas, na excelência ou qualidade de seus produtos/serviços e na visão do negócio educacional como sustentação da educação, do que na simples racionalização de seus custos operacionais. Por fim, mostramos que atitude empreendedora traz vantagens competitivas inigualáveis para as IES, especialmente para as chamadas "Faculdades Integradas e Isoladas", mais ágeis, com estruturas enxutas e menos custosas.

Palavras-chave

empreendedor; empreendedorismo; empreendedorismo e IES; políticas e empreendedorismo; incentivo ao empreendedorismo


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