A REFORMA DA EDUCAÇÂO - ALGUMAS REFLEXÕES
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
O papel do Estado, dos professores e dos pais na educação, as formas de ressarcir as despesas feitas pelos alunos e de garantir uma escolha parental livre, independentemente da sua capacidade econômica, são alguns dos temas abordados nesta reflexão. As soluções do cheque ensino e do crédito nos impostos que em alguns países e estados têm vindo a ser implementadas, são aqui apresentadas, com algum pormenor, nos seus aspectos positivos e negativos. Colocar numa melhor avaliação global desta temática e das diversas soluções em discussão é um dos nossos objectivos, certos de que não existirão soluções tão eficientes e eficazes que possam, nos diversos contextos educativos, resolver eficaz e eficientemente todos os problemas.
Referencias
Arnn, Larry P., “The Stakes Are High”, in Imprimis, vol.30, n.7, US, Julho 2001
Barry, Norman, “Privatising University Education”, in Buckingham at 25 Freeing the
Universities from State Control, The Institute of Economic Affairs, London, 2001. pp 211-227
Becker, Gary S., Human Capital, the Family and the State, The Mont Pèlerin Society
General Meeting, Cannes, 1994, pp 1-10
Halpern, David, “Who Should Pay For HE?”, in Buckingham at 25 Freeing the Universities
from State Control, The Institute of Economic Affairs, London, 2001. pp 143-162
Jofre, Gerardo, Sancho, Antonio, “Higher education”, in The Chilean Experience: Private
Solutions to Public Problems, Fundación Libertad y Desarrollo, Santiago, 1993, pp121-152
Magnet, Myron, Paradigma Urbano As Cidades do Novo Milénio, Quetzal Editores, Lisboa,
Merrifield, John D., “The School-Choice Choices”, The Independent Review, v V, n.2, Fall
, pp189-207
Moreira, José Manuel, Ética Economia e Política, Lello & Irmão, Porto, 2ª ed., 1996
Moreira, José Manuel, “A Educação do Estado e o Temor por Jerusalém”, Nova Cidadania,
n.2, Outubro de 1999, pp32-42
Murphy, Robert P., “The Origins of the Public School”, The Freeman Ideas of Liberty, Julho
, pp 403-406
Reed, Lawrence W., “A New Direction for Education Reform”, in Imprimis, vol.30, n.7, US,
Julho 2001,pp 1-
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.