Vantagens competitivas com softwares livres: o caso de uma instituição de ensino

Luciana Helena Crnkovic, Sérgio Luiz do Amaral Moretti
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20100901001

Texto completo:

Artigo

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é investigar o processo de migração de softwares proprietários para softwares livres – SLs em um sistema de informação – SI em uma pequena empresa, no caso, uma instituição de ensino médio. O SI é um recurso fundamental e independe do porte ou ramo de atividade da empresa. Seu bom gerenciamento pode ser capaz de potencializar processos, gerar conhecimento e criar vantagens competitivas importantes. Contudo, o alto custo da aquisição de softwares proprietários é um grande obstáculo para sua implantação abrindo uma boa oportunidade de mercado para o SL, opção gratuita e com bom desempenho. Para investigar o processo de migração para SLs foi conduzido estudo de caso em uma cooperativa de ensino médio na qual pode-se observar o crescimento da importância do SI em sua operação. Na empresa em questão pode-se identificar, após a implantação dos SLs, um aumento da sinergia interdepartamental, maior dinamismo nas atividades por conta da eficiente obtenção das informações, e maior confiabilidade no SI no que se refere à segurança. No que se refere aos SLs pode-se observar claramente sua competitividade frente aos softwares proprietários.

 

 

 


Palavras-chave

tecnologia da informação; sistema de informação; software livre


Compartilhe


Referências


ALENCAR, A. F. A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana. 2007. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BIO, S. R. Sistemas de informação – um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1985.

BOAR, B. Tecnologia da informação – a arte do planejamento estratégico. 2. ed. São Paulo: Berkeley, 2002.

BRUNER, C. M.; RAWI, A. Private capital and public policy: standard; poor’s sovereign credit ratings. Harvard Business School, case 9 - 705-026, 2005.

CRUZ, T. Sistemas de informações gerenciais – tecnologia da informação e a empresa do século XXI. São Paulo: Atlas, 1998.

FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Estudo sobre o software livre. Rio de Janeiro: Presidência da república, Casa Civil, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, 2005. Disponível em:

. Acesso em: 21 jun. 2008.

FREE SOFTWARE FOUNDATION. The free software definition. Disponível em . Acesso em 21 jun. 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999

GNU. El sistema operativo GNU. Disponível em . Acesso em 28 jun. 2008.

GUIA LIVRE. Referência de migração para software livre do Governo Federal. Versão 1.0. Brasília: 2005. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2008.

KÜSTER, E. Metodologia para a organização do processo operacional das empresas de pequeno porte, visando a implantação de sistemas de informação. 2001. 124f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

LUCAS, H.; SWANSON, E B.; ZMUD, R. W. Implementation, innovation, and related themes over the years in information systems research. Journal of the Association for Information Systems. v. 8, n. 4, p. 206-210, 2007.

MACAN E. M.; ALMEIDA R. Q. Por que usar software livre?. Disponível em: . Acesso em 12 jul. 2008.

MATTOS, J. R. L.; GUIMARÃES, L. S. Gestão da tecnologia e inovação – uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005.

MEYER, M.; BABER, R.; PFAFFENBERGER, B. Nosso futuro e o computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistema de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

OLIVEIRA JR., Z. G.; CASTRO, D. S. P. Gestão estratégica da tecnologia de informação em uma instituição de ensino como diferencial competitivo. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.

PEREIRA, M. F. F. Gerenciamento da Informação: um diagnóstico da micro e pequena empresa industrial de Londrina. 2003. 154f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

SANTOS, L. G. dos. Melhoria do gerenciamento da informação em uma instituição de ensino através da implementação de softwares livres. Monografia (Curso de Graduação em Administração). 2008.

Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo, Descalvado/SP, 2008

SORDI, J. O. Tecnologia da informação aplicada aos negócios. São Paulo: Atlas, 2003.

TAKAHASHI, T. (Organização.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

WHYTE, W. F. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. 2001.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.