Análise comparativa da escala RSQ (retail service quality) em diferentes formatos varejistas
Texto completo:
ArtigoResumo
Apesar da qualidade percebida de serviços prestados por uma empresa ser um tema de grande interesse, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial, parece que o mesmo está longe de ser esgotado. O grande número de investigações científicas nesta área não chega a surpreender, pois vários acadêmicos acreditam que a qualidade percebida é um dos principais antecedentes da lealdade dos consumidores. Entendendo ainda existirem lacunas nas escalas de medição de qualidade do serviço, Dabholkar, Thorpe e Rentz (1996) criaram e validaram uma escala com a amplitude necessária capaz de realizar a mensuração do construto em todos os segmentos varejistas a qual batizaram de RSQ – Retail Service Quality. Com o objetivo de demonstrar a aplicabilidade da escala RSQ no contexto brasileiro, foram realizados três surveys com 690 consumidores de estabelecimentos varejistas de diferentes formatos (serviços bancários, loja de material esportivo e loja de roupas) todos da cidade de São Paulo. A análise dos dados, por meio de modelagem de equações estruturais com matriz de estimação por mínimos quadrados parciais, indicou que a escala RSQ identificou as cinco dimensões teóricas da qualidade percebida e que possibilitou a verificação dos pontos de maior e menor relevância em cada formato varejista. Destacaram-se na análise dos dados os altos coeficientes de determinação para as dimensões Interações Pessoais e Confiança.
Palavras-chave
Referências
Beinstock, C.C., Mentzer, J. T., & Bird, M.M. (1997). Measuring physical distribution service quality. Journal of the Academy of Marketing Science, 25(1), 31-44. doi: 10.1007/BF02894507
Blose, J.E., Tankersley, W.B., & Flynn (1999). Managing service quality using data envelopment analysis. Journal QMJ on line, 12(2),
Brei, V. A., & Rossi, C. A.V. (2005). Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço: um estudo com usuários de Internet Banking no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, 9(2), 145-168. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552005000200008
Carman, J.M. (1990). Consumer perceptions of service quality: An assessment of the SERVQUAL dimensions. Journal of Retailing, 66 (1), 33-55. doi: 10.1016/S0148-2963(99)00084-3
Chin, W.W. (1996). Partial least squares is to Lisrel as principal components analysis is to common factor analysis. Tecnology Studies, 2 (1), 315-319.
Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2003). Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.
Cronin, J. & Taylor, S. (1992). Measuring Service Quality: a reexamination and extension. Journal of Marketing, 56 (3), 55-68. doi: 10.2307/1252296
Dabholkar, P.A., Thorpe, D.I., & Overby, J.W. (2005). Linking process and outcome to service quality and customer satisfaction evaluations. International Journal of Service Industry Management, 16(1), 10-27. doi 10.1108/09564230510587131
Dabholkar, P.A., Thorpe, D.I., & Rentz, J.O. (1996). A measure of service quality for retail stores: scale development and validation. Journal of the Academy of Marketing Science, 24(1), 3-16.doi: 10.1177/009207039602400101
Finn, D.W. & Lamb, C.W. (1991). An evaluation of the SERVQUAL scales in retail setting, Advances in Consumer Research, 18(2), 483-490.
Guiry, M., Hutchinson, W., & Weitz, B.A. (1992). Consumer's Evaluation of Retail Store Service Quality and Its Influence on Store Choice, Working paper, University of Florida.
Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2009) Análise Multivariada de Dados. 6.ed. Porto Alegre: Bookman.
Hernandez, J.M.C. & Mazzon, J.A. (2008). Um estudo empírico dos determinantes da adoção de internet banking entre não usuários brasileiros. Revista de Administração Contemporânea, 12(edição especial), 9-39.
Hong, S. & Goo, Y.J.J. (2004). A causal model of customer loyalty in professional service firms: an empirical study. International Journal of Management, 21(4), 531-540.
Jöreskog, K. & Söbom, D. (1993). Structural Equation Modeling with the SIMPLES Command Language. Lincolnwood: SSI.
Kaul, S. (2005). Measuring retail service quality: examining applicability of international research perspectives in India. Indian Institute of Management, Ahmedabad-India, Research and Publications.
Kim, S. & Jin, B. (2002). Validating the retail service quality scale for US and Korean customers of discount stores: an exploratory study. Journal of Services Marketing, 16(3), 223-237. doi: 10.1108/08876040210427218
Lopes, E. L., Hernandez, J. M. C, & Nohara, J. J. (2009). Escalas concorrentes para a mensuração da qualidade percebida: uma comparação entre a Servqual e a RSQ.Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 49(4), 401-416. doi 10.1590/S0034-75902009000400004.
Malhotra, N.K.(2006). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.
Mehta, S.C., Han, S., Lalwani, A.K., & Mehta, S.S. (1999). Service quality of retailers distributing technical products: an extension. International Journal of Retail & Distribuition Management, 28(2), 62-72.
Meng, J., Summey, J. H., Herndon, N. C., & Kwong, K. K. (2009). Some retail service quality expectations of Chinese shoppers. International Journal of Market Research, 51(6), 773-796.
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of Service Quality: Its implications for future research. Journal of Marketing, 28(2), 41-50. doi: 10.2307/1251430
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1988). SERVQUAL: A multiple item, scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing. 64(2), 12-40.
Ramayah, T. & Leen, J.Y.A. (2003). What drives relationship quality? A study of two retail clothing stores. 5th Asian Academy of Management Conference, “Challenges of Globalized Business: The Asian Perspective”, Malaysia, 10th-13th September.
Ringle, C.M., Wende, S., & Will, A. (2005). SmartPLS 2.0 M3 (beta). Germany: University of Hamburg, 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 Nov 2010.
Sharma, S., Netemeyer, R.G., & Mahajan, V. (1990). Search of excellence revisited: an empirical evaluation of Peters and Waterman´s attributes of excellence. In: William O. Bearden and A. Parasuraman (Eds). Enhancing knowledge development in marketing, Chicago: American Marketing Association, pp. 322-328.
Sujan, H, Weitz, B.A., & Kumar, N. (1994). Learning Orientation, Working Smart, and Effective Selling. Journal of Marketing, 58(3), 39-52. doi: 10.2307/1252309
Yang, Z., Peterson, R.T., & Cai, S. (2003). Services quality dimensions of internet retailing: an exploratory analysis. Journal of Service Marketing, 17(7), 685-700. doi: 10.1108/08876040310501241
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.