O discurso organizacional como um instrumento de controle: a (des)construção de identidades sociais em uma montadora do ABC paulista
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ArtigoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os mecanismos de controle organizacional utilizados por uma montadora localizada no ABC Paulista. Elegeu-se como objeto de análise o discurso organizacional, entendido como uma forma de controle ideológico e psicossocial que tem implicações no pensar, sentir e agir dos atores envolvidos. A população da pesquisa foi constituída de dezenove trabalhadores, sendo: cinco dirigentes, dez mensalistas e quatro membros da Comissão de Fábrica. Num primeiro momento do processo de coleta de dados executivos da empresa foram entrevistados, visando a identificação de padrões de comportamento esperados (identidades pressupostas) no discurso desses representantes da empresa. Num segundo momento, trabalhadores foram entrevistados buscando avaliar a absorção desse discurso. Por fim, uma entrevista coletiva com membros da Comissão de Fábrica foi realizada para verificar a existência de um discurso alternativo ao dos executivos. Os resultados possibilitaram evidenciar: a) um conjunto de características desejáveis nos trabalhadores por parte da organização, sintetizado no que chamaremos de Discurso das Competências, cuja categoria social colaborador desempenha um papel central; b) a absorção desse discurso por parte dos trabalhadores; c) a existência de discurso alternativo apresentado pela Comissão de Fábrica, sintetizado pela categoria social companheiro.
Palavras-chave
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